- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Laço azul humano apela à prevenção, proteção e denúncia
Laço azul humano apela à prevenção, proteção e denúncia
Abril, Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância – Largo da Câmara Municipal
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca de Xira encerrou o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com a dinamização simbólica de um laço humano de cor azul, no dia 30 de abril, no Largo dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira associou-se a esta iniciativa, não só pela presença do Presidente da Autarquia, Fernando Paulo Ferreira, mas também através da iluminação do edifício dos Paços do Concelho de cor azul, tendo sido ainda exibido na sua fachada, a representação de um laço no mesmo tom.
O símbolo é representativo da causa e pretende ser um alerta para a problemática dos maus-tratos na infância e na adolescência. Atualmente mantém-se a pertinência da sensibilização da comunidade para a importância da prevenção e proteção dos direitos das crianças e dos jovens. Nas famílias a parentalidade deve ser realizada de forma positiva, sem recurso à violência, seja ela verbal, física ou psicológica.
A campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, nos Estados Unidos da América, quando Bonnie Finney foi confrontada com a morte do seu neto de três anos de idade, às mãos do namorado da mãe. Em sua memória e como forma de recordar as marcas dos maus-tratos deixados nestas vítimas (hematomas e equimoses), decidiu atar um laço azul (cor habitual das lesões) na antena do seu carro. A campanha, que começou com uma homenagem, atravessou fronteiras e muitos países usam atualmente as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram vítimas de maus-tratos, procurando fortalecer as comunidades para a devida prevenção da negligência ou abuso sobre crianças e jovens.