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Internacionalização via E-commerce, 2ª Aviso Aberto
Foi publicado o 2ª aviso de abertura de concurso para projetos no âmbito da medida «Internacionalização via E-commerce» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dimensão Digital, Componente C16 - Empresas 4.0.
As empresas que pretendam iniciar ou reforçar a sua presença internacional através de canais de comércio eletrónico podem beneficiar deste incentivo, obtendo apoios para os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, nomeadamente através de criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
A medida «Internacionalização via E-Commerce» apoia as empresas portuguesas em duas tipologias:
- Novas Exportadoras
- PME´s a iniciar a sua internacionalização através de canais digitais;
- Despesas elegíveis entre 10.000 € e 25.000 €
- Mais Mercados
- PME´s que já tenham experiência internacional consolidada através de canais digitais, mas que pretendam a diversificação de mercados;
- Despesas elegíveis entre 25.000 € e 85.000 €.
O concurso tem duas fases
- 1ª Fase
- 24 de agosto a 15 de setembro, exclusivamente para os candidatos que efetuaram o Diagnóstico* entre 24 de agosto de 2022 e 30 de junho de 2023
- 2ª Fase
- 16 de setembro a 20 de outubro, para os restantes candidatos, com Diagnóstico* realizado, com data de 24 de agosto de 2022 ou posterior.
Esta medida tem uma dotação total de 12 milhões de euros, sendo 6 milhões afetos a cada uma das diferentes fases do concurso e com a seguinte distribuição por tipologia
- 4,5 milhões para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”
- 1,5 milhões para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”
O apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável, calculado a uma taxa de 50% sobre as despesas elegíveis apuradas.
Despesas Elegíveis
- Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto de e-commerce;
- Aquisição de serviços de terceiros relacionados com Estratégia de Canais Digitais, Plataformas de Gestão de Conteúdos, Campanhas, Clientes e E-Commerce, Criação de Lojas próprias Online, Marketplaces, Publicidade Online, Analytics, entre outras;
- Custos com recursos humanos especializados diretamente afetos à implementação do projeto.
Passos para efetuar a candidatura ao Incentivo
- Realizar o Diagnóstico* de e-commerce
- Previamente à submissão da candidatura, a PME deve realizar o seu Diagnóstico de E-Commerce em Portugal Exporta;
- O resultado da avaliação define a tipologia da candidatura a submeter: Novas Exportadoras ou Mais Mercados;
- As recomendações disponibilizadas neste Diagnóstico têm ainda como objetivo fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-Commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura.
- Desenvolver um plano de e-commerce internacional
- Para sustentar a sua candidatura, a empresa deve apresentar um Plano detalhado de E-Commerce Internacional;
- Este plano deve obedecer à estrutura e aos termos de referência definidos no Anexo I do Aviso N.º 14/C16-i02/2023;
- As PME candidatas podem optar pela apresentação autónoma do seu plano, ou solicitar o apoio da AICEP para desenvolvimento de um plano personalizado, através do registo em MY AICEP e início de um Plano de Ação para Exportar através do E-Commerce.
- Realizar a candidatura no balcão dos fundos
- As candidaturas são realizadas pelas PME´s através de formulário eletrónico disponível no Balcão dos Fundos;
- Em anexo à candidatura, a PME terá que submeter o Diagnóstico de E-Commerce disponibilizado pela AICEP e o seu Plano de E-Commerce Internacional;
- No formulário de candidatura a empresa deve assinalar a tipologia de projeto a que se está a candidatar, Novos Exportadores ou Mais Mercados, em resultado da avaliação obtida no seu Diagnóstico de E-Commerce;
Consulte aqui mais informações sobre este incentivo disponibilizado pela AICEP.