- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Inaugurado o Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin
Inaugurado o Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin
No passado dia 4 de dezembro foi inaugurado o novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin na Plataforma Logística de Lisboa Norte, na Castanheira do Ribatejo, contando com a presença do Ex.mo Senhor Ministro da Economia, Dr. Pedro Reis, e do Ex.mo Senhor Presidente de Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Dr. Fernando Paulo Ferreira.
Este Centro de Distribuição, considerado o maior edifício logístico alguma vez construído em Portugal, representa um investimento de cerca de 120 milhões de euros, incluindo o que está no interior, por exemplo, no que diz respeito à mecanização e à robotização. A propriedade é da Montepino Portugal, sendo a Leroy Merlin inquilino.
No seu discurso de inauguração, o Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Dr. Fernando Paulo Ferreira, referiu que "… estamos a mudar a relevância económica do concelho de Vila Franca de Xira", afirmando ainda, dirigindo-se a sua Exa. o ministro da Economia, Dr. Pedro Reis, que "… pretendemos dar-lhe a conhecer um plano que está a ser traçado … para a verdadeira porta de entrada na capital do país. Estamos já a trabalhar com o apoio de empresas de toda esta grande área para apresentar ao Governo um ambicioso projeto de multimodalidade fluvial, ferroviária e rodoviária".
Também no seu discurso de inauguração, o Ex.mo Senhor Ministro da Economia salientou: "É verdade quando nos dizem o quanto mundo está difícil e quanto a realidade está exigente e quanto o ano de 2025 é desafiante, mas depois há projetos como este e é isso que nos faz acreditar que a economia portuguesa tem futuro, um caminho, um espaço”, tendo ainda referido que "O que nós vemos aqui é muito para além de uma área brutal de armazém, é muito para além de pés direitos, é muito para além de uma solução de logística altamente inteligente", e aproveitou a oportunidade para "agradecer a todos os 'stakeholders' por acreditarem em Portugal".
As novas instalações da Leroy Merlin têm uma área de 108 mil metros quadrados, ocupando um dos maiores lotes da Plataforma Logística de Lisboa Norte, empregando 400 trabalhadores, dos quais 250 transitam de outras instalações, e criando 150 novos postos de trabalho, e ainda outros 100 trabalhadores em picos de trabalho, nomeadamente nos períodos de Verão e de Inverno para servirem as duas grandes categorias de produtos: jardim e conforto.
Em Portugal, a Leroy Merlin possui 50 lojas, emprega quase 6000 pessoas, tendo alcançado em 2023 um volume de negócios de 939 milhões de euros.