- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Estratégia Nacional para os Semicondutores
Estratégia Nacional para os Semicondutores
Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2024, de 8 de janeiro, que aprova a Estratégia Nacional para os Semicondutores (ENSC).
A ENSC tem como objetivo impulsionar a indústria da microeletrónica e semicondutores em Portugal, através da formulação de diretrizes e da criação de mecanismos que fortaleçam a capacidade empresarial e a investigação e desenvolvimento a nível nacional, assim como a promoção de sinergias com parceiros internacionais e a participação em programas dedicados ao setor a nível europeu.
A monitorização e avaliação da ENSC compete à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) e à Agência Nacional de Inovação, SA (ANI), estando estas entidades autorizadas a despender, para a implementação dessa Estratégia e entre 2024 e 2027, um montante máximo de cerca de 121 milhões de euros, aos quais acrescem 207 milhões de Fundos Europeus.
No diploma legal acima referido é também efetuada uma caracterização do setor de semicondutores em Portugal, com a identificação regional onde as empresas de chips estão instaladas.
A Estratégia Nacional para os Semicondutores será apresentada no próximo dia 11 de janeiro, no Pavilhão do Conhecimento, Ciência Viva, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em colaboração com o Ministério da Economia e do Mar, A FCT e a ANI. A participação neste evento é gratuita, mas de registo prévio obrigatório, aqui.
Consulte o programa aqui.