- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Esterilize o seu animal de companhia – conheça as vantagens
Esterilize o seu animal de companhia – conheça as vantagens
Sabia que, num ano, uma única cadela e a sua descendência, pode originar cerca de 11.000 cachorros? Ao fim de 6 meses, uma gata pode ter o primeiro cio, pode ter a primeira ninhada e ter até 4 ninhadas por ano... A única forma de evitar que isto aconteça, é colaborar no controlo da população animal.
Em que consiste a esterilização?
É uma intervenção cirúrgica realizada no cão ou cadela, gato e gata, com o objetivo de impedir a reprodução. Deverá ser realizada por um médico veterinário, num local devidamente apropriado e autorizado.
Como é feita a esterilização?
No macho, é feita uma castração, que consiste na remoção dos testículos, ficando, assim, sem qualquer comportamento sexual. Na fêmea, existem duas formas de o fazer: através da retirada dos ovários (ovariectomia) ou através da remoção do útero e ovários (ovariohisterectomia).
Em nenhum dos casos é um procedimento doloroso, já que animal será anestesiado antes do ato cirúrgico.
Quais as vantagens da esterilização?
Os animais esterilizados, por norma, têm uma vivência com menor risco, pois as disputas territoriais e as influências hormonais decrescem consideravelmente, o que aumenta a sua esperança de vida, principalmente em gatos com acesso ao exterior.
A saúde dos animais também sai beneficiada com a esterilização, reduzindo a incidência de tumores como os mamários, ováricos, testiculares e até prostáticos. Ainda reduz o aparecimento de infeções uterinas e, nos gatos, a propagação de diversas doenças infeciosas.
Alguns comportamentos desagradáveis e problemáticos, como a marcação de território e agressividade, podem ter na esterilização a sua solução.
Com que idade o devo fazer?
Existem diversos estudos sobre este assunto, mas o ideal é sempre ser uma decisão conjunta com o seu médico veterinário assistente.
Links úteis