- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Dia Mundial da Contraceção assinalado na Escola Básica do Bom Sucesso
Dia Mundial da Contraceção assinalado na Escola Básica do Bom Sucesso
Ação de prevenção e sensibilização – Alunos do 9.º ano de escolaridade
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Contraceção (26 de setembro), realizou-se mais uma sessão da “Tertúlia à Saúde”, numa abordagem que se dirigiu aos alunos do 9.º ano do Ensino Básico da Escola Básica do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo.
A iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Vila Franca de Xira - Agrupamentos de Centros de Saúde Estuário do Tejo (ACES), visou sensibilizar para a importância da contraceção e dos métodos disponíveis, mas também divulgou os serviços de planeamento familiar e de contraceção gratuitos, existentes nas Unidades de Saúde do Concelho.
Esta sessão de informação, integra-se no cumprimento do objetivo estratégico do Plano Municipal de Saúde e Bem-Estar 2020 | 2022 de Vila Franca de Xira (PMSBEVFX), que prevê “desenvolver programas, projetos e/ou campanhas de sensibilização para a prevenção de comportamentos sexuais de risco”, enquadrando-se ainda no previsto no Projeto de Educação para a Saúde da Escola Básica do Bom Sucesso.
A Sociedade Portuguesa de Contraceção refere que o acesso à informação sobre a contraceção, a prevenção de comportamentos sexuais de risco e o planeamento familiar é deficitário, particularmente, entre os adolescentes. Apesar do Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponibilizar consultas de planeamento familiar gratuitas, este recurso público continua a gerar pouco interesse, sendo até totalmente desconhecido para uma grande parte da população.
O projeto Municipal “Tertúlias à Saúde” insere-se no âmbito da promoção da literacia em saúde, um dos eixos estratégicos do PMSBEVFX, caracterizando-se pela dinamização de conversas informais entre profissionais de saúde e a população em geral. O objetivo é sensibilizar e informar todos os participantes que a manutenção da boa saúde e a prevenção de doenças, passa pela aposta em hábitos de vida salutares, procurando-se promover uma melhor qualidade de vida e de bem-estar dos Munícipes.