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CMVM lança a simulador para empresas testarem opções de financiamento no mercado de capitais
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou a sandbox Market4Growth, uma iniciativa que pretende dar às empresas a oportunidade de testar as várias opções de financiamento através do mercado de capitais, em ambiente simulado e de forma personalizada, em função das suas necessidades.
Segundo o comunicado da CMVM, as empresas selecionadas vão contactar diretamente com a CMVM e com uma rede alargada de entidades especializadas que se associaram à sandbox Market4Growth, para as ajudar no processo de diagnóstico de financiamento através do mercado bolsista (capital e dívida) ou de capital de risco, simulação de acesso e permanência no mercado bolsista.
Nos parceiros da sandbox Market4Growth incluem-se consultores legais, bancos de investimento, agências de rating, especialistas em governo societário e sustentabilidade, associações profissionais representativas da atividade de capital de risco e a entidade gestora da bolsa nacional, a Euronext.
A sandbox Market4Growth conta também com o apoio transversal de vários parceiros institucionais ligados ao tecido empresarial nacional de natureza privada (associações empresariais e a Startup Portugal) e de natureza pública, nomeadamente a AICEP, o Banco Português de Fomento, o IAPMEI e o Turismo de Portugal.
O acesso está aberto a qualquer empresa, nacional ou estrangeira, cuja estratégia de desenvolvimento possa beneficiar das opções proporcionadas pelo mercado de capitais português, que inclui soluções ajustadas a pequenas, médias ou grandes empresas.
Segundo a CMVM, a seleção das empresas participantes obedece a critérios previamente definidos e relacionados, entre outros fatores, com o grau de intenção de entrada no mercado de capitais e o perfil financeiro e de negócio da empresa.
Após a fase de diagnóstico, as empresas participantes podem experimentar o processo de financiamento através de capitais próprios ou dívida (incluindo a ligada a sustentabilidade) ou outras formas de acesso ao mercado, como a venda de parte do capital ou a admissão em mercado (listing), em três fases:
- A primeira fase consiste no diagnóstico do grau de preparação e das necessidades da empresa, nomeadamente no que toca ao tipo de financiamento mais adequado (por via de financiamento através de fundos de capital de risco ou de emissão em mercado de ações e/ou obrigações) e as medidas a adotar para iniciar o processo de acesso ao mesmo.
- Na segunda fase, destinada a empresas que pretendam testar o acesso à bolsa, é realizada a simulação do processo de financiamento ou de acesso ao mercado, na qual as empresas vão ter a oportunidade de estruturar os documentos preparatórios (como prospetos ou relatórios de sustentabilidade), estruturar um roadshow e simular a apresentação da empresa a potenciais investidores e analistas.
- Na terceira fase, destinada também apenas a empresas que pretendam testar o acesso à bolsa, têm a oportunidade de simular a presença em mercado, nomeadamente com a divulgação de informação relevante e o reporte à CMVM. Contudo, as empresas terão sempre a possibilidade de escolher as fases pelas quais querem passar. Com esta iniciativa a CMVM procura desmistificar a ideia de um mercado de capitais complexo e inacessível e, assim, potenciar a entrada em mercado de novas empresas, fortalecendo o tecido empresarial nacional.
A inscrição ocorre mediante o preenchimento deste formulário, disponível até 19 de janeiro de 2024.
Mais informações em: