- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- CM Vila Franca de Xira assina contrato para projeto de reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra
CM Vila Franca de Xira assina contrato para projeto de reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra
Obra vai ter candidatura a fundos europeus
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinou o Contrato de Adjudicação do Projeto de Reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra, assinalando que “é um momento particularmente relevante, sob o posto de vista cultural e patrimonial, e no contexto de Alhandra, que tem uma dinâmica cultural única que nunca se perdeu”.
Fernando Paulo Ferreira explicou que, desde o início do mandato, procurou colocar este projeto “no radar dos Fundos Comunitários, mas, infelizmente, os fundos na área da cultura estão concentrados no património do Estado Central”. A CMVFX conseguiu “inscrever esta possibilidade no contexto dos fundos de financiamento da Área Metropolitana de Lisboa e estou particularmente confiante que este processo possa chegar ao fim e permitir uma intervenção total no Teatro Salvador Marques”. A ideia, reforçou, é construir um “equipamento cultural digno, um edifício que servirá o Concelho”.
As diretrizes para a elaboração do projeto que constam do Caderno de Encargos indicam, entre outros pontos:
- a adaptação necessária do Teatro Salvador Marques visando a criação de um novo equipamento cultural.
- a reabilitação do Teatro Salvador Marques visa não só adaptar o edifício às novas exigências regulamentares existentes para edifícios com estas características, mas também a reconstituição da fachada original do edifício, a recuperação da traça original da sala de espetáculos e a criação de um novo corpo, no terreno contiguo, que vai incluir um café concerto e zonas técnicas de apoio ao teatro.
- Criação de auditório, café-concerto, instalações sanitárias, acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada, salão nobre, régie, palco (preparado para os mais diversos tipos de espetáculo), entre outros espaços e áreas funcionais.
- O projeto deverá apresentar soluções duradouras em termos físicos, ambientais e funcionais, de modo a garantir baixos custo de gestão e manutenção; e apresentar soluções inovadoras do ponto de vista térmico e de eficiência energética, garantindo as melhores condições de conforto e salubridade, face ao menor consumo energético possível.
A área total de intervenção é de 930,67m2.
O Contrato de Adjudicação do Projeto de Reabilitação, assinado no dia 25 de outubro, na Galeria Augusto Bertholo, em Alhandra, está orçado em 74.600€ (acresce IVA).
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira prepara candidatura para cofinanciamento ao abrigo dos fundos europeus ITI AML, a submeter até Dezembro de 2025.
Inaugurado a 10 de abril de 1905, o Teatro Salvador Marques foi adquirido pelo Município em 2001.