- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Cheque-Formação + Digital
Cheque-Formação + Digital
As candidaturas à medida Cheque-Formação + Digital, dirigida a todos os trabalhadores e independente do tipo de vínculo, estão abertas desde as 9h00 do dia 8 de setembro, contando com um apoio até 750,00 € e pretendendo atingir 25 000 beneficiários, sendo aprovadas candidaturas até ao limite máximo da dotação orçamental.
Esta medida está integrada no Programa Emprego + Digital 2025, aprovado pela Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, que visa apoiar e incentivar o desenvolvimento de competências e qualificações no domínio digital dos trabalhadores.
Através deste incremento de competências e qualificações no domínio do digital, esta Medida pretende promover a manutenção do emprego, a progressão no mercado de trabalho, o reforço da qualificação e da empregabilidade, preparando os trabalhadores para as alterações que a transição digital tem vindo e virá a provocar a todos os setores de atividade.
Qualquer trabalhador, independentemente da natureza do seu vínculo com a situação em que esteja no mercado de trabalho, pode recorrer a esta Medida para se dotar e apetrechar de ferramentas e novas competências, de forma a enfrentar uma possível perda de emprego resultante da obsolescência de competências, ou para fazer face a um novo emprego e/ou emprego com necessidades de novas competências profissionais, num contexto cada vez mais global, competitivo e em constante transformação.
Destinatários
- Trabalhadores de uma empresa/entidade empregadora (trabalhadores por conta de outrem);
- Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais;
- Empresários em Nome Individual;
- Sócios de Sociedades Unipessoais.
Valor máximo do apoio
- Cada candidato pode receber, no máximo, 750 euros por ano.
Despesas Elegíveis
- São elegíveis despesas como os custos da inscrição, de frequência e de certificação, desde que tenham sido comprovadamente suportadas pelo candidato. Precisará, por isso, de apresentar uma fatura das despesas.
Pagamento do valor do apoio, com candidatura aprovada
- A totalidade do apoio será pago por transferência bancária, num único pagamento, a conclusão da ação de formação,
- Terá que ser apresentado o certificado de qualificações ou o certificado de formação profissional, emitido pela respetiva entidade formadora que ministrou a formação, através da plataforma SIGO.
Candidaturas e mais informações em: