- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Campanha de prevenção e identificação de casos de exploração sexual
Campanha de prevenção e identificação de casos de exploração sexual
Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas – 30 de julho
No Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, 30 de julho, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira associa-se à Comissão para a Igualdade de Género e Cidadania (CIG), na promoção da campanha de sensibilização IN*VISÍVEL (*Até que dê o próximo passo), uma forma de abordar a problemática e a denúncia dos casos de exploração sexual.
Este projeto tem como objetivo principal melhorar as estratégias de prevenção e identificação e delinear programas direcionados e personalizados de assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual, através da colaboração com várias entidades, nomeadamente as autoridades locais e organizações não-governamentais, em particular associações de mulheres e de
vítimas. A exploração sexual, desde o lenocínio ao tráfico de pessoas para esse fim, manifesta-se de várias formas e feitios, gerando um ciclo de violência. Reconhecer as situações é o primeiro passo a tomar. Denunciar ou pedir ajuda é o que se segue. Após o que há já equipas dedicadas e entidades parceiras especializadas para dar o devido apoio a estas vítimas:
- Associação O Ninho: +351 213 530 273
- Fundação Madre Sacramento: +351 917 099 202
- Obra Social das Irmãs Oblatas de Santíssimo Redentor: +351 961 793 225
- Associação para o Planeamento da Família (para situações de Tráfico para fins de exploração sexual): +351 964 608 288.
A campanha é da EEA Grants, tendo a Secretaria-Geral da Administração Interna (SGMAI), em parceria com o Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH) a responsabilidade da sua promoção. São ainda parceiros nacionais a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), contando ainda com o Nadheim Centre, da Noruega.
A exploração sexual afeta todos os géneros e causa um impacto físico e psicológico à vítima. É como uma dança invisível, até se dar o próximo passo!