- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Caminhada de prevenção da Diabetes contou com mais de 150 participantes
Caminhada de prevenção da Diabetes contou com mais de 150 participantes
Comemorações Municipais – 14 a 19 de novembro
A caminhada “+Saúde, sem Diabetes” que pretendeu sensibilizar para a questão da doença e a importância das formas de prevenção, como forma de enfrentar esta questão de saúde pública, contou com a presença de mais de 150 participantes, desde jovens a idosos, que com muito vigor assinalaram a efeméride mundial.
A iniciativa que se realizou no passado dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, teve uma adesão assinalável, envolvendo participantes de uma faixa etária alargada, permitindo envolver este conjunto de pessoas nos conceitos fundamentais para a gestão da doença: literacia educação para a saúde e capacitação do utente, seja do lado da prevenção, seja já do lado do controlo da condição de saúde já instalada.
A ação começou no Parque Urbano Dr. Luis César Pereira, passou pelas ruas de Vila Franca de Xira e culminou no Jardim Municipal Constantino Palha, movimento que animou a cidade, pelo colorido e boa disposição que o grupo dinamizou à sua passagem. Junto ao Rio Tejo, com muita animação e a promoção das boas práticas para o combate à Diabetes, decorreu ainda uma aula de zumba, num apelo à prática de atividade física, no âmbito da qual todos se reuniram para formar um círculo, ícone que em azul, representa a união e é um símbolo universal de vida e saúde.
Este evento integrou a programação da semana de consciencialização denominada “November Blue Week // Agir pela Diabetes”, 14 a 19 de novembro, organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em parceria com o Hospital de Vila Franca de Xira e com a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo), que conta um conjunto de ações, desenvolvidas no âmbito de vários projetos municipais em curso, que sensibilizam para a importância da prevenção e dos cuidados a assegurar como forma de enfrentar este problema crítico de saúde pública mundial.