- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Câmara Municipal implementa medidas extraordinárias para combater a seca nacional
Câmara Municipal implementa medidas extraordinárias para combater a seca nacional
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, atendendo à situação de seca extrema nacional determinada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), implementou medidas extraordinárias que visam uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos em todo o seu território, neste cenário de crise climática.
Neste sentido, com o objetivo de reduzir imediatamente os consumos de água no espaço público, o Município decretou a desativação parcial da alimentação de água às fontes e lagos através da restrição do seu tempo de atividade.
Importa salientar que apesar do funcionamento em circuito fechado, adequado a uma maior poupança, estes tanques e fontes ornamentais perdem invariavelmente água por intermédio da evaporação.
Por isso mesmo, as fontes estão operacionais somente nos períodos do dia com menor taxa de evapotranspiração: das 8h00 às 9h00 e das 18h00 às 19h00, garantindo assim o funcionamento mínimo dos equipamentos, algo indispensável à sua longevidade.
Esta situação aplica-se às fontes ornamentais situadas nos seguintes locais:
- Rotunda de Entrada de Vila Franca de Xira
- Jardim Municipal Constantino Palha
- Parque Urbano de Vila Franca de Xira
- Rotunda das Silveiras (Alverca do Ribatejo)
- Jardim Parque José Álvaro Vidal
- Rotunda dos Caniços (Póvoa de Santa Iria)
- Quinta Municipal da Piedade.
Esta medida perdurará durante o período de penúria de água em Portugal.
Em paralelo, estão a ser desenvolvidos estudos no sentido de englobar os tanques e fontes ornamentais no Sistema Integrado de Gestão de Rega (SIGR), otimizando os consumos de água e energia no Concelho de Vila Franca de Xira.
Durante o ano de 2022, os SMAS irão instalar Zonas de Medição e Controlo na rede de distribuição de abastecimento de água, o que possibilita a monitorizar ativamente perdas de água. Simultaneamente, serão instaladas válvulas redutoras de pressão, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência destas roturas e perdas na rede pública.
Após anúncio destas medidas, Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, salientou que: “Esta é a forma de garantir uma maior poupança de água e de servir de exemplo a todas as comunidades do Concelho”.
O Município de Vila Franca de Xira tem vindo a realizar, ao longo dos últimos anos, uma estratégia de otimização dos recursos hídricos. No âmbito desta política continuada e perante o novo contexto nacional urge a necessidade de implementar medidas extraordinárias e adaptar o território, tornando-o sempre e cada vez mais resiliente às alterações climáticas e aos efeitos decorrentes das mesmas.