-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Autarcas combatem o anunciado encerramento da urgência pediátrica de Vila Franca de Xira às noites e fins de semana
Autarcas combatem o anunciado encerramento da urgência pediátrica de Vila Franca de Xira às noites e fins de semana

Os Municípios da área da Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo foram surpreendidos com a informação de que as urgências pediátricas do Hospital Vila Franca de Xira serão encerradas à noite e aos fins de semana.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, é um dos signatários do abaixo-assinado que “repudia a decisão”, a par dos autarcas de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente.
No documento, “manifestam a sua extrema preocupação com o crescente degradar dos serviços de atendimento às populações, que já estão prejudicadas com o funcionamento intermitente das urgências de obstetrícia e ginecologia no Hospital Vila Franca de Xira”.
Os cinco autarcas “exortam a Ministra da Saúde e o Primeiro-Ministro a tomarem as medidas necessárias para evitar mais este encerramento (inaceitável) de urgências nas imediações da capital do País”.
Os Presidentes de Câmara afirmam que “continuarão a lutar pelo direito à saúde das cerca de 250.000 pessoas que residem nos Concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira”, exigindo a “completa regularização do funcionamento dos serviços do Hospital” que serve estas populações, “e que foi construído com o apoio financeiro de todos os Municípios envolvidos”.