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ASSISTENTES VIRTUAIS DGAE E DGC | Atendimento a empresas e a consumidores
Já é possível solicitar informações à Direção-Geral das Atividades Económicas [DGAE] e à Direção Geral do Consumidor (DGC), através de Assistentes Virtuais, a funcionar nos sites das respetivas entidades.
No site da Direção-Geral das Atividades Económicas [DGAE] esta ferramenta experimental de atendimento virtual permite aceder a esclarecimentos nas áreas do Comércio, Serviços e Restauração, bem como a temas relacionados com matérias fertilizantes, gestão do sistema de atribuição do Rótulo Ecológico da UE, autorização de introdução no mercado de Novos Produtos do Tabaco e obrigações dos operadores económicos no âmbito do controlo de atividades com substâncias Precursoras de Droga.
A Direção Geral do Consumidor (DGC) disponibilizou também esta ferramenta de atendimento virtual no âmbito dos direitos dos consumidores, encontrando-se já em fase experimental um conjunto de informações sobre conflitos de consumo, meios de resolução alternativa de litígios, garantias dos bens e livro de reclamações.
Estas ferramentas foram desenvolvidas através de um sistema de Inteligência Artificial, de modo a disponibilizar o atendimento e a informação 24 horas por dia e 7 dias por semana, este mecanismo permite atendimentos simultâneos e sem fila de espera.
A existência destas funcionalidades não impedem, se necessário, um atendimento direto e personalizado, via contacto telefónico ou endereço eletrónico para colocação de questões.
Estes mecanismos, de acordo com o anunciado pela Secretaria de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor, serão continuamente melhorados, perspetivando-se o incremento da qualidade do serviço de atendimento, criando filtros inteligentes para disponibilização de informações relevantes, num trabalho contínuo da DGAE e da DGC.