-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Adaptação às alterações climáticas em discussão no Climate Breakfast Meeting
Adaptação às alterações climáticas em discussão no Climate Breakfast Meeting




Reunião de trabalho decorreu em Vila Franca de Xira
O Município de Vila Franca de Xira (MVFX) promoveu no dia 15 de março, em Vila Franca de Xira, uma reunião de trabalho designada Climate Breakfast Meeting. Na iniciativa, cuja realização resulta da Assembleia de Cidadãos para o Clima, promovida em 2024 pelo MVFX, estiveram presentes os embaixadores designados pelos participantes naquela assembleia, bem como a Fundação Calouste Gulbenkian, parceira da Câmara Municipal na implementação do projeto.
Nesta reunião os participantes ficaram a saber o que tem vindo a ser implementado após a realização da ASSEMBLEI@CLIMA.VFXIRA. As 10 propostas votadas na Assembleia de Cidadãos para o Clima 2024 foram já objeto de análise técnica, trabalho que permitiu perceber melhor a intenção dos cidadãos e qual a melhor forma de as implementar tecnicamente.
Foi assim apresentada a metodologia adotada para a integração das propostas na politica climática municipal, que consistirá no seu alinhamento com as linhas de intervenção do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, onde serão assumidas como ações prioritárias. Os embaixadores foram também postos ao corrente de quais os progressos na implementação das 10 propostas, algumas das quais já em fase de implementação, seja em projetos em curso ou previstos
O Projeto ASSEMBLEI@CLIMA.VFXIRA, e todas as ações promovidas neste contexto, resultam de uma candidatura do MVFX ao Concurso Ação Climática e Participação Pública da Fundação Calouste Gulbenkian, do qual saiu vencedor.
O Projeto tem como objetivo principal promover o envolvimento dos cidadãos na política climática do Município de Vila Franca de Xira, através da realização de uma Assembleia de Cidadãos para o Clima, com vista a integrar as recomendações ali deliberadas, no quadro da política climática municipal, para o horizonte 2030.
A candidatura com a Fundação Calouste Gulbenkian termina a 31 de março’25.