- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Abertas as candidaturas aos Projetos de Investimento em Inovação Produtiva
Abertas as candidaturas aos Projetos de Investimento em Inovação Produtiva
Foram recentemente abertas as candidaturas a projetos de investimento produtivo em atividades inovadoras no âmbito do Portugal 2030 para micro, pequenas e médias empresas.
Estes apoios pretendem estimular o investimento empresarial de natureza inovadora, promovendo o perfil de especialização da economia portuguesa e o reforço da sua competitividade externa, através da diferenciação, diversificação e inovação.
São suscetíveis de apoio as operações que contribuam para a melhoria das capacidades produtivas das PME´s e para o desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e sustentáveis, sobretudo baseadas nos resultados de I&D e no aumento do emprego qualificado.
São dois os avisos abertos, com uma dotação global de 500 milhões de euros:
- Aviso SICE – Inovação Produtiva – Outros Territórios
- Aviso SICE – Inovação Produtiva – Territórios Baixa Densidade
As empresas que cumpram os critérios estabelecidos poderão candidatar-se a este apoios para:
- Criar um novo estabelecimento;
- Aumentar a capacidade produtiva de estabelecimento já existente;
- Diversificar a produção de novos bens e serviços;
- Adotar novos processos de fabrico, de logística e distribuição, organizacionais ou de marketing.
Nestes avisos é dado um evidente destaque a operações que se proponham produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado, contribuindo assim para reforçar a orientação exportadora e a competitividade externa da economia portuguesa.
As taxas base de comparticipação variam consoante a dimensão da empresa e da região onde é realizado o investimento, com a atribuição de majorações caso este se enquadre em prioridades setoriais e/ou territoriais, aposte na criação de emprego qualificado ou se o seu financiamento for assegurado maioritariamente por capitais próprios.
A taxa máxima de cofinanciamento para os investimentos realizados em estabelecimentos no Concelho de Vila Franca de Xira é de 40%.
O período de candidaturas está aberto e decorre de acordo com as seguinte fases:
- Fase 1: Fecho a 16/09/2024 (19h00)
- Fase 2: Fecho a 30/12/2024 (19h00)
A submissão de candidaturas é efetivada no Balcão dos Fundos.