- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- 3,6 mil milhões de euros para financiar PME´s e Small Mid Caps.
3,6 mil milhões de euros para financiar PME´s e Small Mid Caps.
No passado dia 18 de junho foi formalizado um acordo de garantia entre a Comissão Europeia e o Banco de Português de Fomento (BPF) no âmbito do programa InvestEU que pretende mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimentos adicionais entre 2021 e 2027. É expectável que este acordo possa mobilizar mais de 3,6 mil milhões de euros em financiamento para as PME's e Small Mid Caps.
O BPF pretende utilizar esta garantia para mobilizar investimentos do Programa InvestEU em Portugal, ao abrigo de três das suas "janelas estratégicas":
- Infraestruturas Sustentáveis, PME e Investimento Social e Competências. Os financiamentos irão abranger o transporte sustentável;
- Apoio a PME´s e Small Mid-Caps, incluindo as suas atividades de investigação, inovação e digitalização,;
- Projetos de infraestruturas sociais.
A União Europeia concede uma garantia InvestEU de até 210 milhões de euros ao BPF para partilhar riscos de financiamento, permitindo assim, através do Fundo de Contragarantia Mútuo (FCGM) e das Sociedades de Garantia Mútua, prestar garantias aos Bancos Comerciais que concedem os empréstimos às empresas para realizar os seus investimentos.
A grande fatia dos 3,6 mil milhões de euros está reservada para as PME´s e para as pequenas empresas de média capitalização (Small Mid-Caps) subdividindo-se em: Investimento Sustentável, Investimento e Fundo de Maneio. O spread máximo é de 4,338%, acrescido de Euribor a 6 meses.
Em termos de outros custos, este programa de financiamento com comissões e encargos bancários reduzidos, terão ainda que suportar uma comissão de garantia que pode ir de 0,856% a 2,583%, determinada com a linha do financiamento, o ranking atribuído, a dimensão da empresa e a maturidade do empréstimo.
Conheça mais detalhes, incluindo a data de início para apresentação de candidaturas a estes financiamentos, informando-se junto da entidade bancária com que habitualmente trabalha.