- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- 24 alunos da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos vencem concurso sobre o tema do Holocausto
24 alunos da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos vencem concurso sobre o tema do Holocausto
Prémio é a visita ao Campo de Concentração de Mauthausen, na Áustria
O vencedor do Concurso “Vítimas Portuguesas do III Reich”, lançado pelo Município de Vila Franca de Xira, é o grupo da Escola Secundária Reynaldo dos Santos, sob a orientação da professora Paula Freitas.
Os 24 alunos vão realizar uma visita de estudo ao Campo de Concentração de Mauthausen, na Áustria, sendo este o prémio do Concurso promovido pelo Museu do Neo-Realismo, em parceria e articulação com o Instituto de História Contemporânea da FCSH/Nova de Lisboa, e que se dirigiu a alunos do Ensino Secundário, do 10º ano, 11º ano, ou 12º ano, da área de História, Cultura e Artes, no ano letivo 2023/2024.
Ao todo, concorreram 5 grupos das Escolas Secundárias do Concelho, num total de 94 alunos:
- Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira) com um grupo de 24 alunos orientados pela professora Paula Freitas;
- Escola Básica e Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Póvoa de Santa de Iria) com 2 grupos: um grupo de 25 alunos orientados pelos professores Teresa Soares e Pedro Ferreira e um grupo de 25 alunos orientados pelas professoras Virgínia do Rosário e Renato Oliveira;
- Escola Secundária Alves Redol (Vila Franca de Xira) com 2 grupos: um grupo de 5 alunos orientados pela professora Graça Seixas e um grupo de 15 alunos orientados pela professora Fátima Rodrigues.
Esta iniciativa decorre do Projeto Internacional FORCED, cuja equipa de investigadores é composta por Fernando Rosas, Cláudia Ninhos, António Carvalho, Cláudia Clímaco e Ansgar Schaefer, tendo sido promovida em anos anteriores noutros municípios, nomeadamente Loulé, Vila Nova de Famalicão e Sintra.
No Concurso realizado em Vila Franca de Xira o júri foi constituído por António Carvalho, Cláudia Ninhos, David Santos e José Costa.
O principal objetivo é dar a conhecer e sensibilizar os jovens estudantes sobre a mobilização voluntária ou forçada de portugueses anónimos para o trabalho coercivo, durante o período do Terceiro Reich. Pretende-se também promover uma reflexão alargada sobre as consequências dos regimes totalitários e manter viva a memória das suas vítimas, estabelecendo um diálogo entre as instituições parceiras e a comunidade educativa do Município.
No final de 2024 será inaugurada, no Museu do Neo-Realismo, a exposição documental "Resistir! Portugueses e o III Reich", dedicado ao tema do Holocausto, onde serão apresentados todos os trabalhos que estiveram a concurso.