Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes em Vila Franca de Xira pela primeira vez
Pavilhão da União Desportiva Vilafranquense – 17 a 20 de julho
O Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro) vai decorrer, pela primeira vez em Portugal, no Pavilhão da União Desportiva Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, com o objetivo de promover a consciencialização sobre a diabetes e a importância da atividade física na sua gestão. Entre os dias 17 e 20 de julho, atletas de diversos países irão participar, estando também presente a equipa de futsal portuguesa DiabPT.
Todas as equipas são compostas por pessoas com diabetes, pretendendo-se mostrar que a doença não impede a prática desportiva, para além de se pretender ainda promover a educação para condição de saúde e a importância da atividade física para a sua prevenção. Numa organização da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), João Nabais, o manager e guarda-redes da equipa, referiu em comunicado que “queremos assim mostrar que a diabetes não é uma barreira. Este ano, conseguimos trazer o Campeonato até Portugal, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, o que nos deixa ainda mais felizes”.
O projeto DiabPT United foi criado em 2012 pelo Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA), com o apoio da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). O objetivo passa por fomentar a partilha de experiências entre pessoas com diabetes, desfazer mitos associados a esta doença e inspirar pessoas com diabetes a fazer desporto.
Segundo os dados mais recentes, em Portugal, cerca de 1,1 milhões de portugueses entre os 20 e os 79 anos têm diabetes, o que representa 14,1% da população neste grupo etário. Calcula-se ainda que mais de 40% dos portugueses entre as mesmas idades vivem com diabetes ou pré-diabetes. A inatividade física é um fator de risco responsável por cerca de 5 milhões de mortes anuais em todo o mundo, contribuindo para o aparecimento das principais doenças crónicas não transmissíveis, como é o caso da diabetes. E está ainda comprovado que a atividade física tem impactos positivos diretos na saúde, como a melhoria do controlo da glicose no sangue.
Este campeonato é uma celebração da inclusão e superação, mostrando que não existem barreiras e é possível viver plenamente com diabetes.