Arranca a 15.ª edição da 'Brigada do Amarelo' e a 6.ª edição 'Qual É o Seu Papel?'
“Vocês estão disponíveis para ajudar o planeta?”. Foi com este apelo que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira marcou o arranque da 15.ª edição do Projeto “Brigada do Amarelo”, numa cerimónia simbólica, realizada ontem, 28 de fevereiro 2024, na Escola Básica Vasco Moniz, em Vila Franca de Xira.
Fernando Paulo Ferreira lembrou aos alunos do 1.º e 2.º ciclo da Escola que “todos temos responsabilidades, os professores, os alunos, e os pais lá em casa”, reforçando a importância de serem os mais novos a passar esta mensagem.
O Projeto “Brigada do Amarelo” visa a promoção da recolha de embalagens colocadas nos ecopontos amarelos existentes nos estabelecimentos escolares, promovendo o incremento da separação seletiva de embalagens (plástico, metal e pacotes de bebidas) nos Jardins de Infância, Escolas do Ensino Básico e Secundário do Concelho, em recipiente (saco) específico, com vista ao seu encaminhamento para reciclagem.
Para o ano letivo de 2023/2024 estão inscritos 22 estabelecimentos de ensino.
Nas 14 edições já realizadas, foram recolhidas 341,9 toneladas de embalagens.
O Projeto “Brigada do Amarelo” iniciou-se no ano letivo 2009/2010, e é co-financiado pela Valorsul, S.A, no âmbito do Programa Ecovalor.
A responsável pela Comunicação e Sensibilização da Valorsul, Susana Silva, explicou aos alunos que os resíduos fazem uma viagem, são separados, e dão origem a novos produtos. E sublinhou a mensagem: “reciclar todos os dias, sempre e em todo o lado!”.
Por seu lado, a 6.ª edição do Projeto “Qual é o seu Papel?”, iniciada no ano letivo 2018/2019, também em parceria com a Valorsul S.A., conta com 16 estabelecimentos de ensino inscritos. Até agora, nas cinco edições realizadas, foram recolhidas 121,5 toneladas de papel/cartão.
O Projeto “Qual é o seu Papel?” visa promover o incremento da separação seletiva de papel sem gordura (papel de escrita, jornais, revistas e cartão desmembrado), em fardos atados com corda de sisal, nas unidades de ensino, com a obtenção de material com qualidade para ser enviado para reciclagem.
O Município de Vila Franca de Xira assume a sensibilização e comunicação como um pilar essencial para a adoção de comportamentos ambientais corretos, apostando na sensibilização dos jovens como portadores da mensagem e futuros adultos.