16 de dezembro | Formação gratuita em dislexia para profissionais
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira faculta, no dia 16 de dezembro, no Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira), uma formação dedicada à “Dislexia – Sinais de Alerta e Sugestões de Intervenção”, dirigida a profissionais com intervenção na área do ensino e educação. A formadora é Vera Oliveira, Psicóloga (Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles).
A iniciativa pretende dotar os profissionais de educação, nomeadamente docentes do 1.º ciclo e 2.º Ciclo de escolaridade e de Educação Especial dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, assim como os parceiros da Comissão Municipal para a Deficiência (CMD), de ferramentas pedagógicas que permitam identificar e acompanhar alunos com dislexia.
Os professores representam a primeira linha de atuação fora do contexto familiar, sendo fundamental o papel preventivo e de identificação precoce no contexto educativo, permitindo desta forma antecipar um diagnóstico adequado à intervenção especializada, sistemática e individualizada, nomeadamente através de uma equipa multidisciplinar (Educação Especial, Psicologia, Terapia da Fala, Psicomotricidade entre outras especialidades).
A autarquia pretende desta forma criar alicerces para uma Escola Inclusiva, apostando na sensibilização da comunidade educativa, nomeadamente os seus atores principais (professores), para uma integração equitativa de todos os alunos e alunas no processo das aprendizagens escolares. Promovendo o desenvolvimento académico, fomenta-se a formação de cidadãos autónomos, capazes de exercer os seus direitos e deveres em plenitude.
Inscrições online até 15 de dezembro!