Vila Franca de Xira: Presidente da Câmara e Ministro da Educação inauguram Escola Básica do Cabo de Vialonga no arranque do ano letivo
Governo deixa garantia para avançar com as obras na Escola Básica e Secundária de Vialonga
As obras de requalificação e ampliação da Escola Básica do Cabo de Vialonga foram inauguradas esta 3.ª feira, 12 de setembro, no âmbito do arranque oficial do novo ano letivo 2023/2024. Após uma profunda intervenção e um investimento de 2,5 milhões de euros, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira afirmou na ocasião que esta “é uma escola praticamente nova, com mais valências, espaços desportivos e mais qualidade”. Presentes estiveram também o Ministro da Educação, Professor Doutor João Costa e o Secretário de Estado da Educação, Professor António Leite.
O líder do Executivo Vila-Franquense, reiterou ainda que a Autarquia “está fortemente empenhada nesta área da Educação com investimentos significativos nas infraestruturas quer do pré-escolar, quer do 1.º ciclo, que são as suas responsabilidades e competências diretas”.
No seguimento deste compromisso em especial e de dotar a comunidade escolar das melhores condições de ensino e de aprendizagem, o Presidente da Câmara promoveu, após o momento inaugural, uma visita de trabalho à Escola Básica e Secundária de Vialonga, para a qual se juntaram o Ministro da Educação e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
O Presidente da Câmara Municipal recordou o acordo de cooperação técnica, estabelecido em 2018 com o Ministério da Educação, para o desenvolvimento das diversas fases do projeto de execução da requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Vialonga. Sublinhou ainda que a Autarquia deu seguimento ao acordado e que “temos neste momento o projeto absolutamente feito, havendo todas as condições para poder lançar o concurso para a obra, estando a aguardar que abram os avisos de financiamento para que possamos avançar”.
O responsável pela pasta da Educação no Governo afirmou que a intervenção “vai mesmo acontecer”, relevando o trabalho já realizado pela Autarquia, adiantando ainda que a obra se enquadra numa intervenção muito urgente, incluída na lista de prioridade no âmbito do acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo. A intervenção envolve um investimento de perto de 12 milhões de euros.
B.I. da nova Escola Básica do Cabo de Vialonga
- Total do investimento: 2,5 milhões de euros
- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER da União Europeia: 1 milhão de euros
- Câmara Municipal: 1,5 milhões de euros
A ampliação e requalificação melhorou as condições de ensino/aprendizagem, aumentou a capacidade em cerca de 90 alunos do 1.º ciclo e em cerca de 50 alunos do pré-escolar, permitindo assim dar uma resposta a cerca de 350 estudantes.
Foram garantidas as condições de acesso a pessoas de mobilidade reduzida e aquelas referentes ao conforto térmico. No exterior foi criado um recreio/parque infantil para o ensino Pré-Escolar e um campo de jogos, para os alunos do 1.º ciclo.
É constituída por:
- 2 pisos:
- 2 salas de ensino Pré-Escolar;
- 12 salas de aula para o 1.º ciclo de ensino (passou de 9 para 12);
- “Sala do Futuro”, dotada de equipamento para potenciar contextos de ensino e aprendizagem mais enriquecedores (tablets, quadro interativo e banda larga de Internet);
- Biblioteca/centro de recursos;
- 3 salas de atividades;
- Sala de docentes;
- Sala polivalente;
- Refeitório e copa;
- Sala do pessoal não docente;
- Gabinete médico/enfermaria e lavandaria;
- Outras estruturas de apoio ao normal funcionamento da escola.