Valores da tolerância e da igualdade lotaram a plateia da SFRA na IV Gala para a Inclusão
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense (SFRA), em Alverca do Ribatejo, viveu-se, no serão de 7 de dezembro, um ambiente luminoso e entusiástico. No palco da IV Gala Para a Inclusão, uma plateia esgotada fez questão de marcar presença para assistir a um espetáculo cheio de brilho, luz e energia positiva, onde se exaltou a diferença, os valores da tolerância e da igualdade. O alinhamento, sob o tema das quatro estações do ano, previu momentos de música, de dança e de canto, tendo oferecido ao público um momento artístico original e pleno de significado.
Na ocasião a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Mariana Tiago referiu que “a aceitação faz-se na tolerância, aquela que hoje vemos escapar por entre os dedos em alguns cenários mundiais. É por isso que estes projetos são importantes. É mesmo fundamental ensinar e reiterar a tolerância, porque dela advirão momentos de paz. E o respeito pela diferença, pelo acesso à equidade, aos mesmos palcos e públicos, à manifestação cultural e artística, é o que faz deste espetáculo um momento muito especial”.
Organizado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a Comissão Municipal para a Deficiência (CMD), o espetáculo visou assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), sendo protagonizado pelos utentes das instituições da área da Deficiência do Concelho, nomeadamente a Associação Dom Maior, a Associação Projeto Jovem de Vialonga (APJ), a Associação para a Integração de Pessoas com Necessidades Especiais (AIPNE), a CerciPóvoa e a Cercitejo. Contou ainda com o brilhante desempenho da Associação “In Adaptada”, com a direção artística de Mariana Aguiar; da Academia Ai!aDança, da Academia Crinabel Dança/Teatro e da Orquestra do Agrupamento de Escolas de Vialonga. A direção artística e a produção musical estiveram a cargo do conhecido maestro Telmo Lopes, com apresentação por duas profissionais da rádio, Dina Isabel e Daniela Azevedo.
A gala integrou o programa da 6.ª Semana para a Inclusão, que decorreu de 4 a 7 de dezembro, com várias iniciativas realizadas em todo o Concelho, principalmente dirigidas ao público escolar, e que visaram sensibilizar para os direitos das pessoas com deficiência. Esta é mais uma iniciativa que apela às boas práticas inclusivas, na perspetiva de uma gestão do território em que a aceitação de todos contribua para uma coesão social, onde se destaquem os valores da tolerância e da igualdade.