Taça do Mundo de Paratriatlo decorreu em Alhandra
Cerca de 100 atletas de 40 países marcaram presença
Foi com enorme entusiasmo que a Vila de Alhandra acolheu a 7 e 8 de outubro, uma das mais importantes provas internacionais de Paratriatlo: a Taça do Mundo de Paratriatlo, envolvendo cerca de 100 atletas em representação de 40 países.
A competição foi organizada pela quarta vez pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, com a Federação de Triatlo de Portugal e a parceria do Alhandra Sporting Club.
O destaque do primeiro dia foi para a vitória do atleta português Filipe Marques na categoria de PTS5, (limitações de coordenação motora). O português, atual sétimo classificado no ranking mundial, terminou os 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5 quilómetros de corrida com o tempo de 56m11s, melhorando o tempo alcançado na edição do ano passado, com esta vitória Filipe Marques deu um passo importante rumo ao apuramento inédito para os Jogos Paralímpicos Paris2024. A prova realizada em Alhandra volta a ter um sabor especial para o atleta pois é a terceira vez que aqui se sagra vencedor.
Na mesma categoria (PTS5, limitações de coordenação motora), José Freire foi décimo classificado, terminando a prova com o tempo de 1h13m01s.
O segundo dia, este foi dedicado às categorias de PTWC H1/H2, (H1 - com transtorno de movimentos de grau moderado nas pernas e o tronco e os braços comprometidos; H2 - com limitações nas pernas mas com força nos membros superiores).
O vencedor foi o atleta italiano Giovanni Achenzo, com o tempo de 58m38s. Quanto à prova feminina esta foi ganha pela atleta brasileira Jéssica Ferreira com o tempo de 1h07m21s.
Para mais informações consulte o site: