Reforço ambiental, combate e adaptação às alterações climáticas
Município dá a conhecer novos projetos que consolidam a sua política ambiental
Teve lugar no dia 7 de março, no Palácio do Sobralinho, um kick-off breakfast onde foi feita a apresentação pública do projeto “STOPDeserTEJO - Operações Participadas de Combate à Desertificação no Estuário do Tejo”. A iniciativa resulta de uma candidatura ao COMPETE 2020, por parte de um Consórcio formado pelas Entidades Parceiras: Companhia das Lezírias, S.A, líder do Consórcio e responsável pela gestão técnica, legal e administrativa, Município de Vila Franca de Xira e Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.
O Projeto StopDeserTejo visa, através das suas ações, combater a desertificação com a beneficiação e restauro de ecossistemas mediterrânicos na Zona de Proteção Especial (ZPE) do Estuário do Tejo e em área de Rede Ecológica Nacional (REN) com risco elevado de erosão hídrica do solo. O investimento é de 1.000.000,00 € e é comparticipado a 100% pelo COMPETE 2020.
Na mesma sessão o Município de Vila Franca de Xira anunciou outros projetos de âmbito ambiental em implementação, tal como a sua adesão à rede europeia “CrAFt Cities”, constituída por 60 cidades europeias para trabalharem conjuntamente a transição climática até 2030, colocando a transição para a neutralidade climática no centro da intervenção urbana, reunindo cidadãos, decisores políticos, artes e academia para co-criar soluções que preparem os territórios para as alterações climáticas.
Foi ainda apresentada a Carta da Missão Europa para a Adaptação às Alterações Climáticas, “EU Missions”, da qual o Município é signatário. Trata-se de um projeto que congrega mais de 100 regiões e municípios da Europa, que apoiam os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia de Adaptação Climática da União Europeia, visando apoiar a aceleração das comunidades e da sua transformação em direção à resiliência climática até 2030. Ao aderir à Carta de Missão, Vila Franca de Xira reforça a sua ambição em tornar-se um Concelho resiliente climaticamente até 2030.
Foi também feita referência ao projecto Franc@d,PTação, Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Vila Franca de Xira, medida financiada no âmbito de uma candidatura ao Programa EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, que se encontra em fase de elaboração.