Lançamento da 14.ª Edição da “Brigada do Amarelo” e da 5.ª Edição “Qual é o seu papel?!”
Escolas do Concelho de Vila Franca de Xira participam na reciclagem de embalagens e de papel
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a ValorSul S.A., assinalou no dia 7 fevereiro, na Escola Básica da Quinta de São Sebastião, na Castanheira do Ribatejo, o lançamento do Projeto “Brigada do Amarelo”, nesta que é já a sua 14.ª edição.
Desde o início do projeto tem-se verificado uma crescente participação, para o ano letivo 2022/23 estão inscritas 17 escolas, envolvendo 4.711 alunos.
Este projeto visa promover o incremento da separação seletiva de embalagens (plástico, metal e pacotes de bebida) nos Jardins de Infância, Escolas do Ensino Básico e Secundário do Concelho, em recipiente (saco) específico, com vista ao seu encaminhamento para reciclagem. Ao longo das 13 edições do Projeto “Brigada do Amarelo” foram recolhidas 330,6 toneladas de embalagens.
Por sua vez, o arranque do Projeto “Qual é o seu papel?” decorreu na Escola Básico Álvaro Guerra, em Vila Franca de Xira, e estarão envolvidas 15 escolas e cerca de 4.541 alunos.
O Projeto “Qual é o seu papel?” visa promover o incremento da separação seletiva de papel sem gordura (papel de escrita, jornais, revistas e cartão desmembrado), em fardos atados com corda de sisal, nas unidades de ensino, com a obtenção de material com qualidade para ser enviado para reciclagem. Ao longo das quatro edições foram recolhidas 80,5 toneladas de papel/cartão.
Face à situação pandémica desde 2020 e tendo em consideração as constantes adaptações e mutações exigentes, é um passo primordial para a normalidade o retomar de toda a dinâmica em torno da sensibilização e educação ambiental, em especial da produção de resíduos urbanos, considerando que o paradigma de gestão de resíduos urbanos vai sofrer alterações a muito curto prazo, sendo necessário o envolvimento da comunidade escolar e um correto encaminhamento de várias tipologias de resíduos.
Nessa perspetiva, o Município de Vila Franca de Xira assume a sensibilização e a comunicação como um pilar essencial para a adoção de comportamentos ambientas corretos, sendo prioritária a sensibilização dos jovens que posteriormente se tornarão adultos, tanto em formação de consciência ambiental, como um pilar para alertar os pais e adultos envolvidos.