Exposição multimédia convida visitante conhecer a cidade no início do século passado
Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira
A exposição “Vila Franca – imagens em movimento/ Vila Franca in Moving Pictures” abriu portas ao público no passado dia 29 de junho, no edifício do Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira. Com a curadoria de David Santos, a mostra apresenta alguns dos mais antigos registos cinematográficos conhecidos da cidade, datados entre os anos vinte e sessenta do século passado.
Por ocasião da maior e mais emblemática festa da cidade, o Colete Encarnado, e prolongando-se por todo o verão até ao final da Feira de Outubro, o visitante é convidado a embarcar numa viagem ao passado, com reminiscências ao cinema mudo, onde se podem visualizar momentos como a inauguração do Mercado Municipal, a construção da Ponte Marechal Carmona, a passagem do comboio a vapor ou imagens de esperas de Toiros, tal como eram no início do século XX.
Mais do que um projeto multimédia, a exposição que tem entrada livre e pode ser visitada até 8 de outubro’ 23, pretende resgatar antigas memórias, espaços e vivências, que certamente serão acolhidas com carinho e nostalgia por todos os vila-franquenses.