Diagnosticar precocemente para apoiar e incluir
Ação de Sensibilização para profissionais
A 2 de abril assinala-se, anualmente, o Dia Mundial do Consciencialização do Autismo, efeméride a que a Câmara Municipal se associa através da promoção de uma ação de sensibilização dirigida a profissionais, com funções na área de intervenção.
A iniciativa é dirigida exclusivamente a Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Especial, assim como a Auxiliares de Ação Educativa dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e irá realizar-se no auditório do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, no próximo dia 4 de abril.
O tema “Autismo – Sinais de Alerta e Sugestões de Intervenção” vai ser abordado pela Diretora Pedagógica da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Lisboa, Inês Neto e pela Pediatra do Desenvolvimento do Hospital de Vila Franca de Xira, Ana Peres.
O objetivo é sensibilizar os profissionais que trabalham com crianças na fase da 1.ª e 2.ª infância. Este período é considerado fundamental para que perante o diagnóstico, as intervenções futuras sejam bem-sucedidas, no sentido de se reduzir os aspetos disfuncionais trazidos pelo transtorno. É assim determinante para este resultado, a identificação precoce dos primeiros indícios.
A comemoração foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e visa consciencializar os cidadãos para esta condição e incentivar à inclusão das pessoas com autismo na sociedade.