Debate sublinhou a relação direta das questões da igualdade e da não discriminação na promoção da saúde mental
Fórum Municipal assinalou Dia Municipal da Igualdade
O Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, foi assinalado através de uma jornada de trabalhos dedicada à “Igualdade e Não Discriminação: A Saúde Mental Exige”. A sessão de abertura contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Marina Tiago e da Coordenadora do Núcleo de Prevenção da Violência Doméstica e Violência de Género da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Marta Silva.
Na ocasião a representante do Executivo Municipal afirmou que “a criação e o reforço de políticas públicas inclusivas a par com um forte compromisso com as questões da igualdade e da não discriminação podem efetivamente, através de redes de proximidade territorial e social, contribuir para transformar as comunidades em termos das suas capacidades de integração e de aceitação do eu e do outro”.
Ao longo do dia, na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense (SFRA), em Alverca do Ribatejo, vários especialistas fizeram, através de quatro painéis, a abordagem a várias temáticas, desde os “Impactos da Orientação Sexual e Identidade de Género na Saúde Mental. A Importância da Inclusão”, “A Racialização e as suas Implicações na Saúde Mental”, “A Deficiência enquanto Geradora de Desigualdade”, até ao “Estigma na Saúde Mental: que Consequências?”.