Crianças, jovens e adultos experimentam as artes circenses com Chapitô
Projeto Municipal “Art For All – Inclusão pela Arte” - workshop
Nos dias 13 de maio e 3 de junho, cerca de 50 moradores no Bairro Municipal da Quinta da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, desde crianças e jovens a adultos, tiveram a oportunidade de experienciar as técnicas circenses, num workshop dinamizado por uma equipa de formadores do Chapitô, a única escola de circo do País.
A ação, integrada no calendário de ações previsto no Projeto Municipal “Art for All – Inclusão pela Arte”, foi visivelmente bem recebida entre os participantes, motivando uma entusiástica adesão da comunidade, que se iniciaram nas práticas de malabarismo e de equilibrismo e no treino da postura e do equilíbrio, atividades que foram desenvolvidas com o recurso a diferentes acessórios.
A partir de uma abordagem lúdica, os participantes tiveram a possibilidade de desenvolverem e aperfeiçoarem capacidades técnicas e artísticas, num desafio de valorização pessoal e social, que visou reforçar a importância e o papel central das diversas artes na promoção da inclusão social.
Tendo a sessão de 3 maio coincidido com as comemorações do Dia Mundial da Criança, a equipa do Chapitô realizou um show de apresentação ao público, cuja demonstração já contou com os participantes da sessão de 13 de maio. O dia, no qual a equipa técnica do projeto Municipal assegurou as pinturas faciais dos mais pequenos e promoveu um momento de modelagem de balões, culminou com um lanche partilhado que proporcionou um salutar momento de convívio entre todos.