Colocação de 10 abrigos e esterilização de mais de 300 gatos errantes em Alverca do Ribatejo
Orçamento Participativo 2020
O projeto vencedor do Orçamento Participativo Geral 2020, na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, permitiu, no âmbito do programa Capturar, Esterilizar e Devolver (CED), dotar a União de Freguesias com 10 Abrigos providos de ponto de alimentação em colónias felinas e desta forma contribuir para o controlo da sobrepopulação de animais errantes.
Num investimento de 105.750€, já foram intervencionadas 35 colónias, correspondentes a mais de 300 gatos esterilizados e identificados eletronicamente. As colónias encontram-se devidamente sinalizadas na Divisão de Alimentação e Veterinária, sendo a sua monitorização feita pelos cuidadores cooperantes.
Na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho os abrigos encontram-se colocados nos seguintes locais:
- Quinta da Várzea do Brejo
- Rua 9 de Agosto
- Rua da Escola - Sobralinho
- Rua José Pinheiro - Sobralinho
- Jardim do Bom Sucesso (CASBA)
- Praceta dos Desportos
- Rua Antero de Quental
- Rua Catarina Eufémia
- Rua das Faias
- Lavadouros
O programa CED é tido como um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina silvestre. Este processo, iniciado em 2015, assegurou o crescimento do número de colónias sinalizadas, de 16 para as cerca de 300 que são monitorizadas atualmente.
Recorde-se que o Orçamento Participativo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que pretende continuar a incrementar a participação dos cidadãos na escolha e decisão de projetos a implementar no Concelho. No caso do Orçamento Participativo Geral são enquadrados os projetos que visem a execução de intervenções em todo o território concelhio.