Câmara Municipal de Vila Franca de Xira reconhece trabalho efetuado pela PSP, GNR e Bombeiros Voluntários do Concelho
Assinatura de Protocolos de Concessão de Direitos e Benefícios Sociais
Teve lugar no dia 20 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira, a cerimónia de assinatura de Protocolos de Concessão de Direitos e Benefícios Sociais à Polícia de Segurança Pública (PSP), à Guarda Nacional Republicana (GNR) e aos Bombeiros Voluntários em exercício de funções ou residentes no Concelho de Vila Franca de Xira.
O protocolo com os Serviços Sociais da PSP e da GNR foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, pelo Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe José Barros Correia, e pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Ribeiro Veloso, e homologados pela Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, que presidiu à cerimónia.
Relativamente ao acordo com os Bombeiros Voluntários do Concelho de Vila Franca de Xira, o protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, e os Presidentes das seis Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Vila Franca de Xira (Alhandra, Alverca, Castanheira do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria, Vialonga e Vila Franca de Xira).
Para o presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, este “é um momento particularmente simbólico, reconhecemos aqui no nosso Concelho que as funções desempenhadas por estes homens e por estas mulheres são diferenciadas, considerando que a PSP, a GNR e as Associações de Bombeiros são peças absolutamente fundamentais para o funcionamento normal, pacífico e em segurança da nossa sociedade”.
A partir de 2024, a PSP, a GNR e as Associações de Bombeiros do Concelho de Vila Franca de Xira passam a ter acesso gratuito, ou com desconto, aos Equipamentos Desportivos Municipais, bem como beneficiar de outros descontos e isenções parciais em taxas municipais e no Imposto Municipal sobre Imóveis.
Para além disso passarão também a ter acesso aos refeitórios das escolas mais próximas, das áreas onde se encontram a prestar serviço, nas mesmas condições dos docentes e demais trabalhadores.
A Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, ressalvou a importância desta iniciativa na medida em que “é o reconhecimento da importância do trabalho destes homens e destas mulheres no concelho”.