“Bairro Comercial Digital VFX” chega a Vila Franca de Xira
Aprovada candidatura financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência no valor de cerca de 1 milhão e 100 mil euros
A Câmara Municipal viu aprovada a sua candidatura “Bairro Comercial Digital de VFX”, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num financiamento total de 1 112.250,00€, com 100% de comparticipação das despesas elegíveis.
O anúncio foi feito por Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, na reunião de câmara de 26 de julho, explicando que o “Bairro Comercial Digital de VFX” consiste em “capacitar o comércio local para as novas tecnologias, articular os serviços online aos seus consumidores, gerir os acessos automóveis e pedonais à cidade e transformar a cidade de Vila Franca de Xira num centro comercial a céu aberto”.
Esta candidatura “Bairro Comercial Digital de VFX” obteve a melhor classificação do Distrito de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa e ficou em 12.º lugar num total de 160 candidaturas a nível nacional e ilhas. O PRR irá financiar 65 Bairros Comerciais Digitais a nível nacional.
Trata-se de um projeto-piloto com duração até 30 de setembro de 2025, que será implementado em Parceria, mediante a constituição de um Consórcio entre os seguintes Parceiros: o Município de Vila Franca de Xira, a ACIS - Associação Empresarial dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos e a Freguesia de Vila Franca de Xira.
A Câmara Municipal foi a promotora da candidatura e é Líder do Consórcio, ficando responsável pela gestão financeira, técnica e administrativa do projeto e pela coordenação das suas atividades.
O Projeto será um passo muito significativo para a transição digital na cidade de VFX, permitindo um incremento na economia e no relacionamento com os comerciantes, residentes e visitantes, visto que tem como principais objetivos:
- Capacitação dos pequenos comerciantes para a transição digital explorando, em simultâneo, os canais físicos e digitais de distribuição dos seus produtos e o estímulo à regeneração, resiliência e sustentabilidade dos ecossistemas comerciais da venda a retalho e serviços;
- Criação de uma nova imagem de marca para VFX sem desvalorizar a herança e património cultural e natural do passado;
- Fortalecimento da atratividade do centro da cidade de VFX;
- Promoção da governação e gestão partilhadas do centro da cidade, em colaboração entre o poder local, os comerciantes, os proprietários dos espaços comerciais e outros stakeholders relevantes na área intervencionada.
A Câmara Municipal contou com a colaboração do IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamentos do Território da Universidade de Lisboa, na preparação da candidatura, após esta instituição ter manifestado o interesse na mais-valia do Bairro Comercial Digital para Vila Franca de Xira.