16 novas hortas urbanas atribuídas para a prática agrícola em contexto urbano
Total de 364 talhões no Concelho
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira atribuiu 16 novas hortas urbanas, no Forte da Casa, no dia 18 de fevereiro. Estes novos espaços vêm reforçar o projeto de hortas urbanas do Concelho, existente desde 2011, e que conta a partir de agora com um total 364 talhões.
O Presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, referiu que esta iniciativa, representa, na vila do Forte da Casa, “uma novidade e uma nova forma de olhar para o espaço público”. Afirmou ainda estarem previstas outras intervenções de carácter ambiental nesta vila, nomeadamente a criação de um “bosque urbano” em que se concretizará uma grande plantação de árvores.
Esta nova zona de hortas surge na concretização de uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2020. As candidaturas para estes talhões decorreram entre 16 e 20 de janeiro’ 23, tendo sido rececionadas 110 propostas, das quais 94 foram elegíveis, por estarem em conformidade com as normas de candidatura do projeto. A atribuição processou-se através de sorteio, numa iniciativa aberta ao público que teve lugar no dia 6 de fevereiro’23.
O projeto traz um contributo significativo para a sustentação de corredores ecológicos, ao promover uma melhoria da qualidade dos solos e um aumento da biodiversidade. Para além dos benefícios ecológicos, a implementação de hortas em meio urbano tem um conjunto de benefícios sociais e económicos, salientando-se o papel que estas podem representar na economia familiar e na qualidade da alimentação, para além de permitirem a redução de matéria orgânica no lixo indiferenciado e de funcionarem como espaços de lazer e convívio.
Estão em fase de projeto a implementação de mais hortas urbanas, dando assim resposta à procura que se tem verificado e à continuidade destes corredores ecológicos.