Vila Franca de Xira unida pela Paz
Fim do período de doações. Obrigado!
A Câmara Municipal promoveu entre o dia 3 e 9 de março uma iniciativa de recolha de bens humanitários, que visa apoiar todas as vítimas e refugiados da Guerra que despoletou na Europa.
Agradecemos a forte adesão de munícipes e visitantes e igualmente a cooperação dos Quartéis de Bombeiros do Concelho de Vila Franca de Xira, que prontamente serviram de pontos de recolha.
A manifestação de solidariedade do nosso Concelho contribuiu fortemente para o total de doações a ser enviado pelo movimento “Portugal Unido pela Ucrânia”, que angariou cerca 75 toneladas de bens.
A resposta do Município de Vila Franca de Xira a esta crise humanitária não se esgota na recolha de bens e por isso disponibilizamos uma linha telefónica gratuita de apoio às famílias e amigos de ucranianos residentes no Concelho e aos refugiados que procurem o nosso território: Número 800 210 117, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 17h30.
Esta Linha Telefónica de Apoio Psicológico assegura que as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam escutadas e auxiliadas com uma resposta adequada de suporte emocional, bem como o respetivo encaminhamento, em articulação com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
Em adição, a Câmara Municipal está também a desenvolver uma bolsa de acolhimento de membros da comunidade interessados em hospedar refugiados provenientes da Ucrânia.
Todos os interessados no acolhimento de refugiados deverão formalizar a sua intenção através de e-mail para o endereço dhcs@cm-vfxira.pt ou presencialmente nas Juntas de Freguesia do Concelho, que estão a trabalhar com o Município na recolha desta informação.
A informação dos interessados no acolhimento destes cidadãos deverá conter nome e contacto telefónico, bem como o seu consentimento para uso de tais dados para os fins aqui descritos. Serão posteriormente contactados pelos serviços do Município.
A todas as vitimas deste conflito garantimos um atendimento integrado efetuado por mediadores interculturais, por intermédio da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P.
Unidos pela Paz, sempre.