Resultados do trabalho realizado com migrantes apresentados em seminário
I Plano Municipal para Integração de Migrante – encerramento
A Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira, foi palco, no dia 27 de abril, do seminário que fez o balanço do I Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Vila Franca de Xira (PMIMCVFX).
Na abertura a vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Marina Tiago referiu que o projeto municipal “permitiu o desenvolvimento de um sentido de identidade plural através de um discurso e ações que assentam na valorização da diversidade do território”.
O momento em que foram apresentados os principais resultados do I PMIMCVFX, contou ainda com a presença do Diretor do Departamento de Apoio e Assistência Migratória do Alto-Comissariado para as Migrações na sessão de abertura e com os trabalhos da mesa redonda “Os Municípios e as Migrações”.
Na sessão de encerramento a vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para os Direitos Sociais, Manuela Ralha afirmou que “ao longo de 22 meses de implementação, o Plano aproximou nacionalidades, sensibilizou para a não discriminação, deu voz a histórias de vida marcadas por dificuldades e desafios, mas também por resiliência, superação e esperança”.
Este evento assinalou o encerramento das ações previstas no âmbito deste projeto de promoção da coesão social, iniciado em 2019, que contou com 232 participantes e envolveu mais de 830 pessoas nas suas ações, entre crianças, jovens, pessoas nacionais de países terceiros, docentes e assistentes operacionais.