Partida da 1.ª etapa da 83.ª Volta a Portugal em Bicicleta acontece em Vila Franca de Xira
A Volta a Portugal em Bicicleta vai estar de novo em Vila Franca de Xira. A prova decorre entre 4 e 15 de agosto e a partida da 1.ª etapa tem lugar no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, no dia 5 de agosto, pelas 12h25, terminando em Elvas.
Entre a Praça do Império, em Lisboa, e a Marginal de Gaia com uma incursão em Espanha e jornada de descanso em Viseu, serão percorridos 1559,7 quilómetros divididos entre o Prólogo e as 10 etapas.
É o regresso a Vila Franca de Xira de uma das principais provas do desporto nacional, a prova mãe do ciclismo.
- 05/08 | 1.ª Etapa: Vila Franca de Xira – Elvas (193,5km) | Percurso/Mapa
- Metas Volantes:
- 56,6km – Vendas Novas
- 102km – Arraiolos
- 182,6km – Elvas
- Prémios de Montanha:
- 79,7km (4.ª categoria) – Montemor
- 172,8km (4.ª categoria) – Vila Boim
- Metas Volantes:
Também no dia 5 de agosto, das 10h00 às 13h00, decorre a ação “Pedala na Volta” no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, inserida na Feira de Animação da 83.ª Volta a Portugal em Bicicleta.
Numa organização da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Podium Events, esta iniciativa visa promover a utilização da bicicleta e estilos de vida saudável bem como incrementar a prática do ciclismo aos jovens dos 6 aos 16 anos.
SÍMBOLOS DE DISTINÇÃO
Existem quatro camisolas que distinguem os líderes de cada classificação na prova. O amarelo é sempre o tom em destaque no pelotão da Volta a Portugal, uma vez que simboliza a vitória e a liderança de quem domina a classificação geral individual.
A Camisola Amarela Continente será entregue diariamente ao corredor que menos tempo totalizar no conjunto das etapas. Sendo a mais importante e a que se mais de destaca não deixam de existir outras cores para outras ambições.
A Camisola Verde Rubis Gás vai destacar o ciclista que nas Chegadas e nas Metas Volantes conseguir somar o maior número de pontos sendo nessa condição o mais regular e líder da classificação por pontos.
O Prémio da Montanha na Volta de 2022 continuará representado pela Camisola das Bolinhas. A Europcar associou-se à classificação que destaca o Rei dos Trepadores, para a qual contam os pontos somados nas 27 contagens de Montanha espalhadas ao longo do percurso.
A Camisola Branca Jogos Santa Casa continuará reservada para o Prémio da Juventude, ou seja, para o atleta da categoria Sub23 melhor classificado.
O “Prémio Melhor Português” em cada etapa será igualmente apoiado pelos Jogos Santa Casa.