Municípios de Vila Franca de Xira e de Matosinhos assinam protocolo para a implementação de uma solução de Datacenter redundante e de Backup
Assente num princípio de cooperação intermunicipal, os Municípios de Vila Franca de Xira e de Matosinhos vão proceder à implementação de uma solução de datacenter redundante e de backup. A Assinatura do Protocolo decorreu a 8 de abril, na Câmara Municipal de Matosinhos.
Aprovado em reunião de câmara, de 9 de março, a concretização desta oportunidade representará a resolução de um conjunto de lacunas imediatas e a abertura de novas perspetivas sobre o que pode e deve ser o serviço público nesta área através de uma solução de partilha de recursos físicos, financeiros e humanos.
Os Municípios de Vila Franca de Xira e Matosinhos têm vindo a realizar autonomamente investimentos relevantes no âmbito do seu apetrechamento informático, que permitem uma utilização mútua das infraestruturas existentes, garantindo assim sem custos adicionais, a utilização de um datacenter verdadeiramente redundante.
Esta solução pretende dotar os Municípios de ferramentas e procedimentos de recuperação de catástrofe e backup, que seja redundante em termos de infraestrutura, operador de comunicações de acesso à Internet e localização geográfica.
Será da competência de as Câmaras Municipais adotar as melhores práticas em termos de qualidade e segurança das soluções a implementar, no rigoroso cumprimento da legislação em vigor, quer nos domínios da proteção de dados pessoais quer da segurança informática.
A criação de uma solução intermunicipal, envolvendo um Município da Área Metropolitana de Lisboa e outro da Área Metropolitana do Porto, propicia vantagens ao nível económico e técnico através da repartição de recursos financeiros e humanos e da partilha de conhecimentos e experiências, que poderão inclusivamente ser adotadas por outros Municípios metropolitanos e de outras regiões do país.