Jardim Municipal José Álvaro Vidal renovado e com novas valências
Espaço de lazer acessível a todos, em Alverca do Ribatejo
As obras de requalificação do Jardim Municipal José Álvaro Vidal, em Alverca do Ribatejo, cujo projeto foi desenvolvido pelos serviços municipais do Departamento de Ambiente e Espaço Público, estão concluídas. A requalificação teve início em 2017 e foi realizada em quatro fases, face aos objetivos definidos e à complexidade das intervenções realizadas.
Face à topografia do jardim a principal premissa foi assegurar a acessibilidade, criando-se assim condições para que o jardim obtenha a maior extensão pedonal acessível. Paralelemente as diferenças de cota foram fundamentais para a proposta de novas utilizações, nomeadamente o anfiteatro e a implementação do espaço de jogo recreio na plataforma mais central. Este último com mais de 2000m2 inclui uma zona de equipamento infantojuvenil e de fitness, para além de zona de recreio infantil, o qual foi primeiro parque infantil inclusivo do Concelho. Este espaço multissensorial, pela escolha de pavimentos e equipamentos específicos, permite a sua utilização por crianças com mobilidade condicionada.
Esta última fase permitiu a requalificação de uma área relevante do jardim, introduzindo novas valências e contribuindo para uma leitura global do espaço, tornando este jardim parque numa área de lazer mais contemporânea, um espaço para “Todos”.
O projeto considerou duas áreas de intervenção: uma com cerca de 2.600 m2, na qual se englobou não só a construção de um anfiteatro ao livre como também, a requalificação das escadas, dos pavimentos e das zonas verdes adjacentes e outra, com cerca de 6.800m2, que abrangeu a requalificação das restantes zonas verdes, incluindo pavimentos, sistema de rega e plantações.
O Monumento de homenagem ao 25 de abril foi relocalizado para o topo norte do jardim, permitindo a sua maior visibilidade e valorização.
Foi efetuada a avaliação fitossanitária dos elementos arbóreos existentes, tendo-se procedido à substituição de todos os exemplares que não se encontravam em adequadas condições fitossanitárias e que colocavam em risco a segurança de pessoas e bens, bem como à plantação de um maior número de árvores, optando-se pela utilização preferencial de vegetação autóctone.
Na sua globalidade a requalificação do Jardim Parque José Álvaro Vidal representou um investimento municipal de 1.463.734,05€, dos quais 808.104,83€ foram imputados a esta última fase.