Já são conhecidos os vencedores da Bienal de Fotografia 2022
17.ª edição
Abriu ao público no passado sábado, dia 12 de novembro, a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (BF22). A componente de Premiação está patente no Celeiro da Patriarcal e, na inauguração, foi feito o anúncio dos vencedores da 17.ª edição deste certame: Sebastiano Raimondo, a quem coube o Prémio Bienal, no valor de 5.000,00€; Stefano Martini e Rafael G’Antunes, respetivamente Prémios Concelho de Vila Franca de Xira e Tauromaquia, ambos no valor de 1.000,00€. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a Bruno Silva.
Ainda no mesmo dia abriram ao público as exposições que integram o programa curatorial da BF22: “Diante-Dentro”, patente no Museu Municipal de Vila Franca de Xira, e “Não Olhamos Duas Vezes a Mesma Imagem”, na Fábrica das Palavras, também em Vila Franca de Xira. Com curadoria de Ana Rito, as duas exposições podem ser visitadas até 26 de fevereiro’ 23.
A exposição no Celeiro da Patriarcal, que apresenta trabalhos dos 11 artistas selecionados no âmbito de um total de 68 candidaturas recebidas, estará patente ao púbico até 15 de janeiro’ 23. Integraram o Conselho de Curadores, responsável pela seleção dos trabalhos, Cláudio Garrudo, Sofia Nunes e Pauliana Valente Pimentel. Já o Júri de premiação, a quem coube a responsabilidade da atribuição do prémio, é composto por Ana Anacleto, Isabel Nogueira, José Maçãs de Carvalho, Sérgio Mah e David Santos.