Espetáculo e iguarias gastronómicas reúnem migrantes do Concelho
Festival Entre Culturas - Vialonga
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira organizou um “Festival entre Culturas”, em Vialonga, uma ação dinamizada no âmbito das ações previstas no Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Vila Franca de Xira (PMIMCVFX). Este espetáculo de animação e música que promoveu um convívio multicultural, foi também um ponto de encontro para momentos de degustação de iguarias de origem das Pessoas Nacionais de Países Terceiros (PNPT).
De fazer “crescer águas na boca”, o Caldo Verde (Portugal); a Banana Pão Frita às Rodelas (São Tomé e Príncipe); o Bolo de Mandioca (Moçambique); o Doce de Coco e Pastéis de Milho (Cabo Verde); a Paracuca (Angola); os Brigadeiros (Brasil) e o Cuscuz de Milho (Guiné Bissau), foram os sabores que aqueceram os corações saudosos de uns e que encantaram os que, provando-os, se deliciaram com todas aquelas típicas iguarias.
A par da mostra gastronómica, o “Festival Entre Culturas”, que decorreu a 25 de fevereiro, nas antigas instalações da Casa do Povo de Vialonga, foi também para os seus convidados, mais de uma centena de migrantes do Concelho de Vila Franca de Xira e membros da comunidade onde se integraram, um serão cheio de música, cor e luz, onde o multiculturalismo brilhou. Margarida Arcanjo; a performance musical do Projeto RecriArte e as atuações do Agrupamento de Escolas de Vialonga, das Batucadeiras da Associação dos Africanos do Concelho de Vila Franca e do Grupo de Guitarra Infantil da Casa do Povo de Vialonga protagonizaram o espetáculo, que arrebatou muitos aplausos, sorrisos e gerou bons momentos de animação.
O evento foi organizado em parceria com a Junta de Freguesia de Vialonga, a Casa do Povo de Vialonga, o Agrupamento de Escolas de Vialonga, a Associação dos Africanos do Concelho de Vila Franca de Xira e a Associação Cabo-Verdiana FINABRAVA e pretendeu dar visibilidade às produções culturais oriundas de países terceiros e incluí-las na agenda cultural do Município, promovendo também as dinâmicas culturais do movimento associativo imigrante, nomeadamente a partir dos contributos das pessoas NPT.
O PMIMCVFX é um projeto que se pontuou pela promoção das relações de convivência intercultural, valorizando as diferentes culturas, contribuindo para o combate à discriminação, sensibilizando para a importância do diálogo intercultural e inter-religioso, metas que atingiu através de um conjunto de ações de caráter comunitário, implementadas em territórios vulneráveis, levadas a cabo em parceria com as associações de pessoas migrantes.
Este projeto de inclusão social foi financiado pelo Fundo de Asilo, Migração e Integração e pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que assegurou 25 por cento do investimento total.