“E…Se” foi a proposta de sensibilização da Câmara Municipal
António Raminhos esteve no Concelho a conversar sobre saúde mental
O serão do passado sábado (8 de outubro) foi assinalado de forma original, com a lotação da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, em Alverca do Ribatejo esgotada para assistir à conversa de António Raminhos com a psiquiatra Joana Lopes e com a psicóloga Vera Guimarães, ambas pertencentes à equipa de profissionais da área da saúde mental do Hospital de Vila Franca de Xira.
O mote da conversa “E…Se” foi lançado no âmbito das comemorações Municipais do Dia da Saúde Mental e teve como protagonistas o reconhecido humorista, que tem vindo a fazer um percurso dedicado a desmistificar as associações negativas em torno desta temática e duas especialistas na área. A interação, tendo como base uma abordagem leve e descomplicada, arrancou sorrisos e boas gargalhadas da plateia, mas, como contou com o contributo e experiência de duas profissionais, também sensibilizou os presentes, mais de 400 no total, para a importância de se desconstruírem os estigmas inerentes à população diagnosticada e de se promoverem reflexões positivas sobre as perturbações do foro mental.
O Dia Mundial da Saúde Mental assinala-se, anualmente, no dia 10 de outubro, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde. A Autarquia promoveu este evento procurando contribuir para a sensibilização e literacia, ciente de que as perturbações mentais devem ser valorizadas no contexto geral dos cuidados de saúde, colocando uma tónica na prevenção, num investimento integrado com vista à melhoria da saúde e bem-estar de todos os Munícipes.