Dia Internacional das Florestas
No 21 de março comemora-se o Dia Internacional das Florestas, o qual tem como premissa a preservação deste recurso natural e alertar para uma gestão mais sustentável das florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos. As florestas têm um papel importante no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quer no que diz respeito a saúde, bem estar e promoção da biodiversidade, sendo também essenciais no âmbito das medidas de combate às alterações climáticas.
Nas áreas florestais de gestão municipal têm vindo a ser desenvolvidas um conjunto de intervenções, quer em termos de plantações, quer de gestão de combustível, nomeadamente com a criação de descontinuidades verticais e horizontais, através da execução de trabalhos de desramações, desbastes, remoção de resíduos produzidos, visando a preservação das manchas florestais. As ações preconizadas permitem reduzir os impactos do fogo, nomeadamente prevenindo a degradação do solo e da água e reduzindo os riscos de propagação de doenças e pragas.
O Município de Vila Franca de Xira tem, sediado na Quinta Municipal da Piedade, o seu viveiro municipal, um local de produção de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas. Maioritariamente são produzidas espécies autóctones bem adaptadas às condições edafoclimáticas do nosso Concelho, por método de estacaria, divisão ou sementeira, visando posterior plantação nos espaços verdes e áreas florestais municipais. As espécies produzidas passam por várias etapas, zona de germinação, zona de propagação e área de armazenamento, antes de serem plantadas no espaço público, garantindo dessa forma um maior sucesso da plantação. No viveiro são ainda asseguradas atividades pedagógicas no âmbito do PREDAMB- Programa de Educação Ambiental e o empréstimo de vasos de exposição para iniciativas municipais e de associações do Concelho.
Para a salvaguarda das nossas zonas florestais para além das responsabilidades municipais contamos com a ação individual de cada cidadão.
Como podemos ajudar individualmente a preservação deste bem?
- Usufruindo da floresta e demais espaços pelos trilhos delineados, evitando o pisotear de espécies herbáceas;
- Ao avistar o início de um fogo, contactar o 112;
- Fotografando as espécies e seus habitats;
- Não deixando resíduos na floresta;
- Não danificando as árvores com inscrições nas mesmas, partindo troncos, etc.
Todos juntos e com ações concertadas, certamente que a Floresta agradece.