Corrida das Lezírias
A edição 2022 da “Corrida das Lezírias” realiza-se a 13 de março. Vila Franca de Xira volta a receber a prova, estando previsto regressar ao seu modelo original, com a prova principal a ter 15,5 km percorridos em asfalto, calçada, travessia de ponte e terra batida. Estão também previstas a “Mini-Corrida”, com 5 kms em piso betuminoso e a “Corridinha” com 400 metros a 800 metros.
A prova reúne milhares de atletas e amantes do desporto, oriundos de todo o país, cativando, edição após edição, pelas suas características únicas de percurso e paisagem.
A prova é uma organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a “Xistarca”, e o apoio da “Companhia das Lezírias”.
Patrocinador:
Os condicionamentos de trânsito inerentes à prova, de acordo com informação da PSP, são os seguintes:
- A prova terá início pelas 10h00 na EN 10, na lateral do Parque Urbano do Cevadeiro, contudo, para aplicação de equipamentos e aquecimento dos atletas, implicará o desvio do trânsito da EN 10, entre a Rotunda da Marinha e o Lg. 5 de Outubro, logo a partir das 09H00. Pelo que se sugere que para o atravessamento da cidade seja considerado:
- Para Sul – através da R. Jacinto Nunes (viragem à direita depois do edifício da Câmara Municipal); R. Reynaldo dos Santos (passar sob a A1 – túnel), EN 248 (R. General Humberto Delgado) e virar à esquerda para a Estrada Marciano Mendonça (Variante do Br. da Mata) até à Rotunda da Marinha (EN 10);
- Para Norte - Rotunda da Marinha, Estrada Marciano Mendonça (Variante do Br. da Mata), Atravessar a EN 248 e descer para a Alameda Capitães de Abril, subir na Quinta da Mina para a R. da República (passar ao lado da Escola Alves Redol), virar à direita na Estrada do Monte Gordo, descer a R. António Sérgio (passar sob a A1 – Túnel) e R. António Lúcio Batista (junto aos Bombeiros).
- A prova irá percorrer várias artérias da cidade de Vila Franca de Xira, pelo que a PSP, irá proceder a cortes à circulação rodoviária para a passagem dos atletas.
- Após a Partida da corrida (10h00) e a passagem da cauda da corrida no Lg. 5 de Outubro, será reaberta a circulação para sul (desde o monumento ao Campino (R. Luís de camões), Lg. 5 de Outubro para a EN 10, mantendo-se o corte de trânsito para o interior da cidade e artérias que integram o percurso (Lg. 5 de Outubro, junto à linha férrea, R. 1.º de Dezembro, R. Serpa Pinto, Lg. Marquês de Pombal, R. do Curado e R. Joaquim Pedro Monteiro), até terminar a corrida (Meta no Parque Urbano do Cevadeiro).
- Uma vez que o passeio ribeirinho, entre Vila Franca de Xira (junto à Fábrica das Palavras) e Alhandra (juntos às Piscinas) integrará o percurso da Minicorrida, não será permitida a circulação de quaisquer pessoas naquele passeio entre as 09h00 e as 11h45.