Câmara promove visita sensorial no Dia Mundial da Bengala Branca
Com a presença da Secretária de Estado da Inclusão
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu este sábado uma visita sensorial à exposição de arqueologia “Do Tejo à Montanha e da Montanha à Lezíria”, no Núcleo Museológico do Mártir Santo, em Vila Franca de Xira. O objetivo foi assinalar o Dia Mundial da Bengala Branca e contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Na ocasião, a vice-presidente da autarquia, Marina Tiago, referiu que a iniciativa pretendeu “proporcionar aos visitantes uma experiência inclusiva num ambiente e num espaço acessíveis, assim como promover o acesso à cultura por parte das pessoas cegas e com baixa visão”.
A representante do governo para a área da inclusão, Ana Sofia Antunes salientou que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira se tem destacado nas medidas em torno da acessibilidade, quer arquitetónica, quer digital, sendo um exemplo de referência, no que diz respeito tanto às políticas que promove, como às ações que implementa.
A visita contou também com a representação da Direção Nacional e a Delegação de Lisboa da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).
Dia 19 de outubro será a vez de alunos da Escola Professor Reynaldo dos Santos terem a mesma oportunidade, com esta experiência sensorial aproximada à realidade das pessoas cegas.
A iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinala assim a efeméride relativa ao Dia Mundial da Bengala Branca, 15 de outubro. Estabelecida em 1970 pela Federação Internacional de Cegos pretende promover este objeto como símbolo da autonomia e independência das pessoas com deficiência visual.