Balanço dos primeiros 100 dias de mandato autárquico
Este novo ciclo autárquico iniciou-se em plena pandemia, o que mereceu por isso atenção máxima do Município à área da Saúde, na qual se promoveram diversas reuniões com os agentes locais, regionais e nacionais, que permitiram, entre outras, melhorar as condições de funcionamento do Centro Municipal de Vacinação.
Foi igualmente um período temporal de programas e projetos que visam o combate às alterações climáticas, a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Concelho, desígnios fundamentais da edilidade camarária.
Está em desenvolvimento um plano de arborização dos núcleos urbanos e a criação de um kit para entregar aos cidadãos, que lhes permitirá contribuir para a retenção de gases com efeito estufa, a partir das suas habitações.
Em paralelo, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira realizou um estudo para o alargamento da rede de postos de carregamento elétricos, que promova a sua instalação nos bairros residenciais, viabilizando a transição para a mobilidade elétrica.
Igualmente em matéria de mobilidade sustentável, foi aprovada a execução de um projeto-piloto de um sistema de trotinetas com motor elétrico, partilhadas, a implementar na frente ribeirinha do Concelho.
Ainda no capítulo ambiental, foi decretada a Alteração do Plano Diretor Municipal, que visa estimular a economia circular e a menor dependência energética de combustíveis fósseis, de modo a incentivar a criação de BioCluster´s indispensáveis à afirmação do Concelho de Vila Franca de Xira enquanto território sustentável e descarbonizado.
Na prossecução de um Município mais inclusivo, a Câmara Municipal celebrou um Acordo de Colaboração com o Governo da República Portuguesa para a implementação do 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação -destinado ao alargamento da habitação pública no Concelho, que prevê um investimento de 10 milhões de euros num programa de construção de habitação pública.
Neste primeiro trimestre, destaca-se ainda a apresentação da adesão ao programa "Cidades Amigas das Crianças”, da UNICEF, que exalta o envolvimento ativo de crianças e jovens na vida pública da sua comunidade, o que é essencial ao seu desenvolvimento como cidadãos ativos e para a construção de cidades mais prósperas, justas e sustentáveis.
Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, assegura que “Estes foram os primeiros 100 dias de um trabalho de transformação estrutural que posicionará o Concelho de Vila Franca de Xira na linha da frente da Área Metropolitana de Lisboa, apostando na qualificação do território e das Pessoas, com uma gestão eficiente dos recursos naturais, num território coeso, assente num tecido empresarial forte e inserido numa comunidade ativa e com identidade.”