A inclusão foi promovida em várias frentes e por todo o Concelho
5.ª Semana para a Inclusão – Sensibilização de alunos e comunidade em geral
A 5.ª Semana para a Inclusão decorreu de 28 de novembro a 2 de dezembro, dinamizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em parceria com várias entidades concelhias, tendo por objetivo uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, junto da comunidade em geral e, em particular, da educativa.
Vários projetos municipais (“Conto com Tod@s”; “Poder Escolher: INclusão em Forma de Arte, Sentir a Diferença e Oficinas Artísticas – Culturais) que trabalham, ao longo do ano, as questões relacionadas com a inclusão, a dignidade, os direitos e bem-estar da pessoa com deficiência foram levadas às escolas do Concelho, cada um dirigido a diferentes faixas etárias. A Autarquia dinamizou ainda, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira as conversas “A Inclusão e o Desporto”. A sessão de esclarecimento “Estatuto do Cuidador Informal”, dirigida a membros do Conselho Local de Ação Social (CLAS), foi uma incitativa assegurada pelo Centro Distrital de Lisboa do Instituto de Segurança Social, Núcleo de Vila Franca de Xira.
Os Agrupamentos de Escolas de Vialonga e de D. António de Ataíde (Castanheira do Ribatejo) asseguraram que os seus alunos conseguiam identificar barreiras físicas e também que “Ser diferente é normal”, reforçando a importância do conceito de “Nós e os Outros Todos os Dias”.
A Mithós - Histórias Exemplares, uma Associação de Apoio à Multideficiência também, promoveu junto de alunos do Concelho, várias sessões do projeto “Vem calçar os sapatos do outro”.
A União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho partilhou, com alunos do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, empresários e comerciantes, várias “Experiências de Ex(In)clusão”.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo a ação de sensibilização “Cada um no seu quadrado” em vários locais da freguesia de Vialonga. Com o apoio da Câmara Municipal, a GNR também proporcionou a vários utentes de Instituições de Apoio à Deficiência do Concelho, uma sessão de hipoterapia, na Unidade de Segurança e Honras de Estado (Lisboa). Entende-se que o cavalo é um agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência, promovendo vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais.
No dia 2 de dezembro, a III Gala para a Inclusão encerrou a 5.ª Semana para a Inclusão, uma iniciativa Municipal que pretende fomentar as boas práticas para a inclusão das pessoas com deficiência, transformando-as numa conduta transversal e comum no dia-a-dia de todas as esferas da sociedade.
Reveja na galeria imagens alguns dos melhores momentos!