Volta a Portugal Feminina em Bicicleta – 3.ª etapa
Raquel Queirós vence contrarrelógio
A portuguesa Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) conquistou este sábado a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, impondo-se na terceira etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, um contrarrelógio de 11,1 quilómetros, disputado em Vila Franca de Xira.
Apelidado de “prova da verdade” na gíria do ciclismo, o contrarrelógio deste sábado, 4 de setembro, mereceu completamente essa designação. Além de o percurso ser muito duro, com uma fase inicial marcada por subidas de rampas muito inclinadas e uma fase final, em descida, a exigir perícia e concentração, foi este exercício individual que ordenou verdadeiramente a classificação.
Ficou claro que Raquel Queirós é a corredora em melhor condição do pelotão voltista. A vilacondense foi a única ciclista a cumprir o traçado em menos de 20 minutos. Parou o cronómetro nos 19m55s, o que lhe valeu a vitória na etapa e o Prémio Jogos Santa Casa, atribuído à melhor portuguesa.
A segunda classificada foi outra jovem portuguesa, a júnior Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls), com mais 35 segundos do que a vencedora. No terceiro lugar ficou Iris Gómez representante da Seleção da Catalunha. A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK), camisola amarela à partida, teve um desempenho marcado por uma avaria e uma queda, gastando mais 1m32s do que a vencedora.
“Senti-me muito bem, melhor nas subidas do que na descida final. Fui sempre dando o meu melhor, seguindo as indicações do meu treinador, que me deu as instruções certas para gerir o esforço. No fim tudo deu certo, estou de amarelo e não podia estar mais feliz. A vitória final está mais perto, mas ainda falta um dia. Não quero celebrar antes do final, porque amanhã é outro dia. Quero dedicar a vitória na etapa e a camisola amarela ao meu avô. Esta, que tenho vestida, vai ser-lhe entregue. Só espero que ele esteja orgulhoso de mim neste momento”, confidenciou Raquel Queirós.
A última etapa, neste domingo, recria a derradeira etapa da primeira Volta a Portugal Masculina, unindo Caldas da Rainha a Lisboa. Será a tirada mais longa da prova, 94,7 quilómetros, com início às 13h30 na Avenida General Pedro Cardoso, e final apontado para as 16h00, na Rua Cintura do Porto. Pelo caminho, a curiosidade de uma meta volante instalada na terra-natal de João Almeida, A-dos-Francos.
A Volta a Portugal Feminina Cofidis, enquanto momento histórico e viagem pelo território mas também pela memória, tenta homenagear e recordar todas as atletas que ajudaram a construir a história do ciclismo em Portugal. Em Setúbal foi evocada Oceana Zarco, pioneira do ciclismo feminino de competição. Hoje, em Vila Franca de Xira, juntou-se à Caravana Isabel Caetano, uma das ciclistas com melhor palmarés nacional, com títulos nacionais em distintas vertentes e, atualmente, em competição como guia da paraciclista Ana Silva.
Veja aqui as fotos da prova.