Triatlo Internacional em Alhandra com mais de 150 atletas e 30 países
Nos dias 30 e 31 de outubro (sábado e domingo) decorreram, pela terceira vez em Alhandra, duas das mais importantes provas internacionais de Triatlo: a Taça do Mundo de Paratriatlo e o Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas, envolvendo mais de 30 países e 150 atletas.
Filipe Marques vence Taça do Mundo de Paratriatlo – Alhandra 2021
A Taça do Mundo de Paratriatlo realizou-se no dia 30 de outubro onde Filipe Marques conquistou a medalha de ouro.
A prova foi disputada na distância sprint, mais concretamente 780 metros a nadar, 22km de ciclismo e 5km de corrida.
Esta competição contou com cerca de 60 atletas de sete categorias pertencentes a diversas nacionalidades além de Portugal, como Espanha ou França, mas também Hungria, Grã-Bretanha ou África do Sul, entre outras. Filipe Marques incluiu à categoria PTS5, prova que o atleta nacional fez isolado do início ao fim, sempre a conseguir vantagem desde o primeiro momento.
O paratriatleta nacional, que tinha conquistado em setembro a medalha de bronze no Campeonato da Europa 2021 em Valência, Espanha, regressou agora ao pódio, subindo desta vez à primeira posição da Taça do Mundo de Paratriatlo, em Alhandra, Portugal.
Na segunda posição ficou Bence Mocsari, da Hungria e o francês Antoine Besse passou a meta no terceiro lugar da competição.
André Dias, na sua primeira participação numa Taça do Mundo, terminou na 12.ª posição na categoria PTVI, acompanhado do seu atleta guia Sérgio Silva.
Poissy vence Europeu de Clubes de Triatlo por estafetas mistas, Oeiras campeão júnior
O Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo, por estafetas mistas, teve lugar no dia 31 de outubro, domingo.
Os franceses do Poissy venceram uma vez mais a prova, enquanto a Outsystemas Olímpico de Oeiras venceu a prova da categoria júnior pela segunda vez seguida.
A equipa do Poissy venceu a corrida, com um tempo de 1:23.08 horas, batendo os compatriotas do Metz, segundos classificados, por 23 segundos. Os alemães do Darmstadt ficaram com o bronze.
Pela terceira vez seguida em Portugal, o Europeu contou com duas equipas portuguesas de elites, o Outsystems Olímpico de Oeiras, no nono lugar final, e o Sporting, 11.º e penúltimo.
Entre as ausências conta-se a do Benfica, campeão em 2017 e "vice" desde então, em 2018, 2019 e 2020.
Na prova júnior, a formação de Oeiras revalidou o título, batendo o Metz, de França, e o Diablillos de Rivas, de Espanha, respetivamente segundo e terceiros classificados. O Benfica foi quarto e o Alhandra Sporting Club foi sexto.
Para mais informações aqui: World Triathlon.
Veja aqui alguns dos melhores momentos.