Tomaram posse os novos membros da Assembleia Municipal e Câmara Municipal
Mandato autárquico 2021-2025
Os eleitos para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, do mandato autárquico 2021-2025, foram formalmente instalados esta terça-feira, dia 18 outubro’21.
Numa cerimónia realizada no auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense, que esgotou a sua lotação, tomaram posse um total de 50 eleitos: 39 para a Assembleia Municipal e 11 para a Câmara Municipal.
Na sua intervenção, o novo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira (PS), anunciou que uma das suas primeiras medidas vai ser, na área do Ambiente, a preparação de um plano de arborização dos Centros Urbanos do Concelho, “porque um habitat mais verde proporciona maior conforto térmico e melhor qualidade de vida”.
A área da Saúde também foi apontada como prioritária, sublinhando que “o atendimento do Hospital e dos Centros de Saúde tem de melhorar”. Reforçou que é preciso que os seus responsáveis possam “garantir os melhores padrões de serviço às pessoas” e afirmou que irá procurar “forçar e encontrar as melhores soluções e as melhores decisões no interesse das pessoas”. Não sendo esta área uma competência municipal, o Autarca enfatizou que se trata de “uma grande preocupação municipal”. Nessa medida, garantiu que, dos primeiros contactos institucionais que encetará, será com os responsáveis do Hospital de Vila Franca de Xira e com o Agrupamento de Centros de Saúde.
Quanto à Educação, referiu que a Escola é “escopo e a base da nova sociedade que queremos para Portugal, criando cidadãos atentos, participativos, saudáveis e cultos, preparados para enfrentar os desafios de futuro”. Apontou como prioridades nesta área “a inovação, a qualificação, o envolvimento da comunidade educativa, a sua interligação com a envolvente e o tecido empresarial”.
Noutras áreas sublinhou ainda que pretende “captar mais investimento, para criar mais emprego; lutaremos por melhores acessibilidades e transportes; por uma economia mais forte e por mais liberdade e criatividade, motivando a retenção de talentos no nosso Concelho”.
A nova Presidente da Assembleia Municipal é Sandra Marcelino (PS), tendo como 1.ª Secretária Esperança Câncio (PS) e 2.º Secretário Teodoro Roque (PS).
A Autarca realçou que uma das ambições deste órgão deve ser garantir a proximidade às populações e destas aos eleitos. “As pessoas têm de sentir que têm voz nos órgãos autárquicos, fortalecendo o exercício da democracia. Essa tarefa, de envolvimento e participação, cabe-nos a todos nós, e caberá, muito para além destas palavras, em ações que consigamos vir, em conjunto, a promover”.
Neste órgão tomaram posse 20 representantes do PS (incluindo os seis Presidentes de Junta de Freguesia); oito representantes da CDU; quatro representantes da Coligação “Nova Geração” (PSD, MTP e PPM), três representantes do Chega; dois representantes do Bloco de Esquerda; um representante do CDS-PP e um representante do PAN – conheça aqui o elenco de eleitos.
Para o Executivo da Câmara Municipal, dos 11 elementos, 5 são do PS; 3 da CDU; 2 da Coligação “Nova Geração” e 1 do Chega – conheça aqui o elenco de eleitos.
Os novos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal resultam das eleições autárquicas realizadas a 26 de setembro’21.